Um dos edifícios mais antigos de Brasília, o Hotel Nacional, localizado no centro da capital e a poucos metros da Rodoviária do Plano Piloto, foi colocado à venda em um leilão on-line, em decisão dada pela 3; Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Central de São Paulo, do início de outubro.
Avaliado em R$ 185.201.839,76, o hotel faz parte da massa falida da Petroforte Brasileiro Petróleo Ltda, que chegou a ser uma das maiores distribuidoras de combustível do país e entrou com processo de falência em 2003.
Com 10 andares e 347 apartamentos e suítes, o hotel hospedou grandes personalidades nacionais e internacionais, entre elas, a rainha da Inglaterra, Elizabeth II, com o marido, príncipe Philip, e o presidente francês Charles de Gaulle.
A cantora Fafá de Belém, em entrevista ao Correio, disse que se considera uma ex-moradora do lugar. ;Morei no Hotel Nacional muito tempo, quase dois anos. (risos) Primeiro, nas Diretas, depois, na campanha de Tancredo (Neves);, disse. O prédio de 43.400m; foi erguido um ano após a inauguração de Brasília, em 1961. No site, o slogan ;aconteceu em Brasília, passou pelo Hotel Nacional;, faz referência à passagem das figuras conhecidas e eventos que aquelas paredes e escadarias presenciaram.
Entre os apartamentos, destacam-se as suítes presidencial e master, com 260m; e 89m; de área, respectivamente. No edifício, também estão quatro salões para festas e eventos, uma piscina aquecida, 12 salas de reunião, salão de beleza, lojas e um centro de estética. O leilão começou a receber apostas na segunda-feira (29/10), e segue aberto até 12 de novembro. Quem quiser arrematar o hotel, encara um lance inicial de R$ 129.641.287,83.