A partir de meia-noite de amanhã, moradores do Distrito Federal terão que adiantar o relógio em uma hora. O horário de verão este ano começou mais tarde por causa das eleições, entra em vigor a partir deste fim de semana e vai até 16 de fevereiro. O ajuste vale para o Distrito Federal e outras 10 unidades da Federação.
A mudança ocorre justamente no primeiro dia de provas do Enem. O adiamento, solicitado pelo Ministério da Educação (MEC), foi negado pelo Planalto. Ao todo, o exame será aplicado em quatro fuso horários distintos. A presidente do Inep, Maria Inês Fini, lamenta: ;Nós fizemos todo o esforço possível para adiar isso, mas, por razões alheias às nossas vontades, não foi possível. Agora, temos redobrado o trabalho de informação aos inscritos.;
O ajuste no relógio também altera o funcionamento de alguns pontos de entretenimento e diversão. É o caso do Eixão do Lazer que, aos domingos e feriados, será aberto ao público uma hora depois do habitual, às 7h, mas também funcionará até as 19h. A mudança vai até o fim do horário de verão, quando o voltará para o horário das 6h as 18h.