Jornal Correio Braziliense

Cidades

Inmet alerta para risco de temporal até a manhã de sexta-feira

Chuvas na tarde desta quinta-feira (1º/11) superam as expectativas e acumulam 34mm em menos de uma hora. O alerta de temporal é válido até a manhã de sexta

Com as chuvas intensas dos últimos dias, na tarde desta quinta-feira (1;/11), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de temporal. O alerta sinaliza riscos potenciais de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Os ventos podem ser intensos e alcançar velocidade entre 40Km/h e 60Km/h.

Segundo o Inmet, até as 16h, o acumulado das chuvas registrados na estação em Brazlândia já chegava aos 55mm. O perigo potencial permanece até as 10h da manhã de sexta-feira (2/11). Os riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas são baixos.

A meteorologista Naiane Araújo explicou que, segundo os registros da estação do instituto em Brazlândia, em menos de uma hora foi acumulado 34mm de chuva, valor considerado alto para os padrões normais. No meio da tarde, após as 15h, as pancadas de chuva diminuíram e acumularam 20,8mm, mas a estimativa é a de que o temporal volte ainda durante a noite.

;Tudo está muito instável e esse alerta é válido até amanhã de manhã. Tivemos no começo da tarde pancadas intensas de chuva que duraram até agora há pouco, quando diminui um pouco o volume. Porém, essa trégua está prevista para acabar no início da noite, quando deve voltar a chover;, alerta a especialista.

Como se proteger

A Defesa Civil aconselha que, em casos de rajadas de vento, a população não deve se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas.

Motoristas não devem estacionar os veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. Aparelhos eletrônicos não devem ser usados ligados à tomada.

Em caso de dúvidas, obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer