Cidades

Ibaneis Rocha vence Rollemberg e é o governador eleito do Distrito Federal

O advogado confirma as pesquisas de intenção de voto e vence a disputa pelo Buriti com ampla vantagem. Em primeiro pronunciamento diz que chorou muito e promete trabalhar e ser honesto

Victor Gammaro - Especial para o Correio, Luiz Calcagno, Helena Mader, Humberto Rezende
postado em 28/10/2018 17:38
Ibaneis faz o sinal da vitória
O advogado Ibaneis Rocha Barros Júnior será governador do Distrito Federal a partir de 1; de janeiro de 2019. O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB-DF) venceu o atual governador Rodrigo Rollemberg no segundo turno das eleições, neste domingo (28/10).

Encerrada a apuração, Ibaneis conquistou 1.042.574 de votos, o representa 69,80% dos válidos. Já Rollemberg, teve o apoio de 451.329 eleitores, totalizando 30,20% dos votos válidos (acesse a apuração no quadro abaixo e veja aqui a apuração em todo o país). Brancos somaram 3,47% e nulos, 7,99%. O índice de abstenção ficou em 18,94%.

Candidato do MDB, Ibaneis teve uma ascensão meteórica nestas eleições. Apresentando-se como "novidade", por não ter exercido cargo público, saltou das últimas posições nas primeiras pesquisas de intenção de voto para o primeiro lugar no primeiro turno, quando conquistou 41,97% dos votos válidos, deixando para trás figuras conhecidas da política local, como Eliana Pedrosa (Pros), Alberto Fraga (DEM) e Rogério Rosso (PSB).

[VIDEO1]
Ibaneis começou o dia participando de uma missa na Paróquia Sagrado Coração de Jesus Nossa Senhora das Mercês. De lá, foi votar na Escola Francesa, na QI 21 do Lago Sul e passou o resto do dia em casa, na QI 11 do mesmo bairro. Ao votar, falou com tom mais pacificador e prometeu priorizar a saúde. "A saúde não espera. As escolas, temos tempo para fazer as licitações. Mas a saúde é urgente", disse.
[SAIBAMAIS]No fim da tarde, o governador eleito seguiu para o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde foi preparada uma festa para celebrar a vitória. No local, lideranças políticas, como Agaciel Maia e Celina Leão, além de apoiadores, o aguardavam. Ao chegar, fechou-se em uma sala para acompanhar a apuração e só falou com a imprensa depois de sua vitória estar confirmada numericamente.

Aos jornalistas, disse que chorou muito ao longo do dia porque sabe que recebeu da cidade uma responsabilidade grande. "Depositaram em mim uma confiança que quero honrar. Vou trabalhar muito para que o DF seja exemplo em todas as áreas", afirmou. "Brasília terá um governador trabalhador e honesto."

Sobre Rollemberg, disse que o governador é uma pessoa de bem. "Sei que ele gosta de Brasília", afirmou, antes de dizer que pretende manter uma relação de amizade com o pessebista e reconhecer algo que nunca admitiu durante a campanha: que o atual governador recebeu o DF com dificuldades financeiras. Ele também reafirmou ser o novo, mas ressaltou: "Não sou um novo despreparado".

Chapéu e origens

No primeiro discurso como governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis agradeceu os familiares, em especial os filhos, dizendo diretamente para eles que chegou ao Buriti "com muita dignidade". "Saí de 1%, mas eu sempre acreditei. Meus pais me ensinaram que eu deveria fazer o que estava ao meu alcance, que a vitória viria pelas mãos do trabalho", comentou, após rezar um pai nosso com os apoiadores e familiares.

Com um chapéu típico da cultura nordestina, o advogado relembrou as origens. "Farei o que sempre fiz: trabalharei de sol a sol. Vou tratar o meu povo com a alegria que ele merece", disse, emendando com um lema muito repetido durante a campanha: "Vamos governar para o povo, governo é para pobre, para quem precisa. É saúde, educação, segurança e muito carinho", disse.

O novo governador disse que conheceu muito bem a população do DF durante o período de campanha. "Quero transformar minha vida em trabalho. Vou devolver toda confiança que a população depositou em mim. Vou cuidar do meu povo", prometeu o político, sob muitos aplausos do público presente.

Perfil

Brasiliense de raízes nordestinas, o novo governador de Brasília nasceu na capital, em 1971, no Hospital de Base de Brasília, e passou a infância no interior do Piauí. Antes de se tornar um bem-sucedido advogado, foi feirante, empacotador e comerciante. Apaixonado por ciclismo, ele pedala 50 quilômetros aos fins de semana. Fã de casa cheia, gosta de reunir os amigos em volta da mesa.

Pai de dois rapazes, Caio, de 20 anos, e João Pedro, 13, ambos do casamento com a contadora Luzineide de Carvalho, Ibaneis está agora à espera de Mateus, fruto da união com a advogada Mayara Noronha. O bebê nasce em dezembro, pouco antes de o pai tomar posse (leia um perfil completo do governador eleito).
[FOTO1276357]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação