Um total de 4.943 pessoas foram assistidas pela Central Judicial do Idoso no período de janeiro a setembro de 2018. Os idosos receberam atendimento nos serviços de acolhimento, mediação, psicossocial e em palestras promovidas por profissionais do setor. Dos 748 novos casos que chegaram à Central, 209 indicaram algum tipo de violência contra idosos. A que mais se destaca, com 78 casos (37%), é a violência psicológica, seguida da violência financeira, com 50 casos (24%). Em 36 ocorrências (17,2%) foi constatada agressão física. A negligência está presente em 30 situações (14,3%) e a autonegligência foi constatada em um caso.
O Núcleo Psicossocial é formado por assistentes sociais e psicólogos que promovem estudos psicossociais em situações onde idosos são vítimas de violência. Ao chegar à Central Judicial do Idoso, ele é recebido pelo Núcleo de Acolhimento e passa por uma avaliação.
O papel do mediador no Núcleo de Mediação do Idoso é facilitar a conversa com pessoas ligadas à vida do idoso e orientar quais os cuidados devem ser tomados. O objetivo é encontrar uma solução que atenda ao bem-estar do idoso e às necessidades de todos os envolvidos no processo de mediação pré-processual.
A Central Judicial do Idoso é um projeto pioneiro do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), que conta com a cooperação técnica da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Localizada no 4; andar do bloco B do Fórum de Brasília, a Central atende aos idosos ou representantes deles das 12h às 18h. O telefone de contato é 3103-7609.