Jornal Correio Braziliense

Cidades

Pedreiro leva choque em fio de alta tensão e fica em estado grave

Acidente aconteceu quando o homem manuseava uma barra de ferro que encostou fio de alta tensão, em obra em São Sebastião

Um homem que trabalhava em uma obra em São Sebastião está em estado grave após ter sido eletrocutado por um fio de alta tensão. Ele sofreu uma parada cardíaca, foi resgatado pelos bombeiros e teve mais dois episódios de infarto quando estava sendo atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região.

O acidente aconteceu no Residencial Vitória, às 7h. Edmilson Ribeiro, que trabalhava na mesma rua, testemunhou o incidente. "Eu disse para ele tomar cuidado com o fio de alta tensão, porque esses fios explodem, mas não desligam. E não tem reator, a energia passa direto, de 15 mil volts para cima."

Mesmo após o alerta, a vítima, que manuseava um pedaço de ferro, acidentalmente encostou o objeto no fio. "Ai deu uma bola de fogo, a casa ficou vermelha de fogo, clareou toda. Ele caiu e eu corri para socorrê-lo. Abri o portão e quando entrei ele estava caído de boca no chão com os dentes quebrados", relatou a testemunha.

Após ser atendido na UPA, o pedreiro foi levado ao Hospital de Base, em estado de saúde crítico, segundo os bombeiros. Ele está na ala vermelha e corre grandes riscos de vida. Para Edmilson, que viu tudo, "se ele sobreviver será milagre de Deus". O homem que sofreu o choque tem 37 anos e é conhecido como Neguinho por trabalhadores do local.

Ele estava construindo um telhado em um sobrado de dois pavimentos quando levou o choque. De acordo com moradores da região que não quiseram se identificar, os fios da alta tensão daquela rua em São Sebastião são baixos e muito próximos das casas, o que apresenta um grande risco. A CEB informou que a rede tem 13.8 kV, o que equivale a 13800 volts, e que o rompimento do cabo ocasionou na falta de energia para 2.366 casas da região, por volta das 7h30. Às 8h55, quase todas as residências tiveram a energia religada.

Perguntada sobre a proximidade dos postes com as casas, a CEB informou que "as redes de distribuição de energia elétrica são instaladas em conformidade as normas técnicas vigentes e seguem rigorosos padrões de segurança", mas que fará "uma consulta à Administração para verificar se a projeção do imóvel está de acordo com o plano diretor da área".