Mariana Machado
postado em 22/10/2018 08:48
A semana iniciou para o brasiliense com pouca visibilidade. Na manhã desta segunda-feira (22/10), no centro da capital, mal se via o Congresso Nacional e a Torre de TV, enquanto a chuva fraca e o vento insistiram em castigar quem estava a pé. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno observado é um nevoeiro, pouco comum na primavera, sendo mais comum no inverno.
De acordo com a meteorologista Morgana Almeida, é uma ocorrência isolada, chamada de nevoeiro de advecção. ;Uma massa de ar fria e seca vinda da Região Sul passa pelo Sudeste e, quando chega à região central, encontra uma massa de ar relativamente quente e úmida. Isso faz com que a base das nuvens se forme mais próximo ao solo;, explica.
[VIDEO1]
[VIDEO1]
A diferença entre um nevoeiro como o visto hoje em Brasília e uma neblina é o alcance de visão. No primeiro caso, a visibilidade fica reduzida a menos de 1km e ocorre nas primeiras horas do dia, dissipando-se quando a temperatura sobe. "Quando se vê mais longe que isso, trata-se de névoa úmida ou neblina", ensina a meteorologista.
A mínima nesta segunda-feira foi de 18;C durante a madrugada, e os termômetros devem alcançar até 25 ;C na parte da tarde. A umidade também ficará alta, variando entre 95% e 55%.
Chuva ao longo da semana
A mínima nesta segunda-feira foi de 18;C durante a madrugada, e os termômetros devem alcançar até 25 ;C na parte da tarde. A umidade também ficará alta, variando entre 95% e 55%.Além do frio, o brasiliense deve se preparar para a chuva. A previsão é de tempo encoberto e pancadas a qualquer hora do dia em todo o Distrito Federal. Ao longo da semana, deve chover todos os dias, inclusive no domingo de eleições. A expectativa é que ela venha com maior intensidade a partir de quinta-feira.