Os candidatos ao Palácio do Buriti terão nova oportunidade para convencer os eleitores de que são a melhor escolha para o Distrito Federal na próxima quarta-feira (24/10), às 18h. O governador Rodrigo Rollemberg e o advogado Ibaneis Rocha se enfrentarão diretamente no debate promovido pelo Correio Braziliense. O encontro será transmitido ao vivo pela TV Brasília e pelas redes sociais do jornal.
Durante o evento, Rollemberg e Ibaneis responderão a questionamentos de jornalistas e poderão fazer perguntas um ao outro. Além disso, ao fim do debate, falarão sobre temas levantados por leitores e internautas pelas redes sociais.
Pelo tom da campanha nos últimos dias, a expectativa é de que o clima fique tenso no encontro entre os dois concorrentes ao GDF. Ataques, respostas, acusações e alfinetadas se transformaram na tônica das agendas tanto do candidato à reeleição quanto do estreante na vida política.
Professor de ciência política e especialista em políticas públicas pela Universidade de Brasília (UnB), Emerson Masullo destaca, no entanto, que a expectativa dos eleitores é de que o debate vá além dos ataques pessoais. ;O público espera agora uma postura mais propositiva do que o que vimos nos últimos;, acredita.
Para Masullo, muitos temas relevantes para o Distrito Federal ficaram de lado em todos os debates enquanto os candidatos privilegiaram ataques e ofensas. ;O que o eleitor espera é que eles falem sobre esses temas e se aprofundem nisso em vez de permanecer apenas criticando um ao outro e tratando apenas rapidamente de áreas como educação e saúde;, comenta.
Geração de empregos, segurança pública e o Entorno são alguns dos assuntos que o professor ressalta que ainda não foram abordados da maneira como deveriam nos debates. ;Espero que eles falem também sobre desenvolvimento econômico. Qual a proposta, por exemplo, para o Polo de Modas, para o Porto Seco? E para a questão fiscal e tributária?;, questiona.
Decisivo
Por ocorrer às vésperas da votação do segundo turno, o debate do Correio se torna ainda mais decisivo para o eleitor, destaca o especialista. A população pode comparar candidatos e propostas poucos dias antes de ir às urnas escolher quem governará o DF pelos próximos quatro anos.
;O debate é importante porque ajuda o eleitor a decidir o voto. Nesse caso, acaba sendo muito objetivo e fica mais eficiente por estar a poucos dias da eleição. Permanece fresco na memória do eleitor e auxilia na escolha, principalmente, do eleitor indeciso, que ainda representa um percentual grande;, explica.