Erika Manhatys*
postado em 22/10/2018 06:00
Brasília está a cerca de mil quilômetros do mar. Porém, em meio às árvores retorcidas e ao chão de terra seca, a capital federal tem um tesouro de 48 quilômetros quadrados de área e uma população inteira que depende de suas águas, o Lago Paranoá, homônimo do rio represado que lhe deu origem. O nome vem do latim e significa ;enseada do mar;. O espelho d;água abriga mais de 52 mil embarcações, o que coloca o Distrito Federal na quarta posição nacional em tamanho de frota náutica. Segundo a Marinha do Brasil, estão à frente de Brasília apenas São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.
O entusiasmo do brasiliense com as atividades náuticas tem movimentado um mercado de itens de luxo, que ganha novos ares e adeptos com perfis diferentes. O sistema de compra por cota, que é nada mais é que uma aquisição em sociedade, deu ao público de classe média uma opção acessível de investimento. Os contratos conjuntos, assim como o bem adquirido, são geridos pela empresa que vendeu a embarcação e o cotista não precisa se preocupar com as negociações entre os sócios, que, na maior parte das vezes, não se conhecem.
Assim, muitos apaixonados pela navegação puderam realizar o sonho de ter uma embarcação. Nascido em Salvador, Thiago Brandão, 38 anos, encontrou nas cotas e na lancha uma forma de aproximação com a terra natal. Há três anos em Brasília, ele trouxe ao quadradinho a mulher e o filho. Antes companheiro de surfe do pai, o menino hoje acompanha o casal em passeios motorizados no lago e em atividades mais radicais: eles praticam wakeboard, modalidade na qual a prancha é puxada por um barco. ;Eu não vivo fora d;água. Surfava todos os dias em Salvador. Não perdi essa conexão aqui na capital, estou todos os fins de semana no lago;, conta.
A democratização desses bens oportunizou o lazer no lago, antes exclusivo da população com poder aquisitivo mais alto. O bancário Yuri Resende, 29, acredita que, além dos bons momentos de diversão, ter um barco é mais do que sinônimo de status. ;É a relação poder-sucesso, assim como ter uma mansão, um carro importado, frequentar camarotes, é estar onde nem todos podem ir. Mas isso não é tudo. Para mim, vir ao lago e passar o dia por aqui é o melhor programa a se fazer, perde só para viajar;, ressalta. Ele também relata que os gastos são reduzidos quando comparados a outras opções de entretenimento em Brasília. ;Eu gosto sempre de estar com muita gente. Normalmente, levo cerca de 10 amigos e rachamos todos os gastos com bebida e alimentação.;
Thiago e Yuri são clientes de Rogério Fayad, 29, proprietário da Premier Jet, empresa de aluguel e compra de lanchas e de motoaquática. Segundo ele, os gastos mensais incluem todas as despesas de manutenção, segurança e guarda da embarcação. ;O cotista terá um custo único mensal a partir de R$ 270 por mês para o jet-ski e a partir de R$ 500 por mês para a lancha;, afirma. O empresário sustenta que o lago propicia um sentimento especial para quem nele navega. ;A paisagem e o pôr do sol de Brasília vistos do lago são únicos e inesquecíveis. Só dando uma volta de lancha para saber. As poucas alternativas de lazer ao ar livre e o clima seco fazem do lago uma das melhores opções;, resume.
Mercado aquecido
Há quem prefira a exclusividade de ter um barco só para si. Entre os muitos modelos, pode-se encontrar um motoaquática zero-quilômetro a partir de R$ 29 mil e até modelos de mais de R$ 100 mil. As lanchas também têm grande variação de preços, um modelo simples, com 16 pés (cerca de 5 metros), pode sair por R$ 50 mil, já as embarcações maiores, com 52 pés (15 metros), alcançam os R$ 5 milhões.
Júnior Ferreira, 33, é vendedor em uma loja especializada em itens náuticos e afirma que, desde 2013, o mercado brasiliense vem passando por uma tendência de sofisticação. ;De cinco anos para cá, os clientes têm escolhido barcos maiores e mais caros, hoje, as lanchas mais baratas estão saindo menos e a preferência é para as com mais de 30 pés, cujo valor gira em torno de R$ 1 milhão;, avalia. Ele estima que os lucros obtidos somente com a área de vendas de jet-skis e lanchas alcance R$ 2,5 milhões por mês.
Para confraternizar com os amigos, Bruno Bermudez, 21, é quem mais usa a lancha da família. ;Como somos sócios de um clube, os custos fixos totais giram em torno de R$ 136 por mês, mais uns R$ 300 com um marinheiro para fazer as limpezas e manutenções da lancha. Entretanto, o que pesa é a gasolina, que pode variar de R$ 800 a R$ 1,2 mil, dependendo do tamanho e do quão vazio está o tanque;, conclui.
A movimentação náutica no Lago Paranoá também impulsionou o surgimento de outros comércios na região. Um empreendimento em Capitólio (MG) serviu de inspiração aos amigos Rodrigo Melchior, 30, e Godofredo Gonçalves, 33, donos da Porto Marina Lounge Bar. ;Nós tínhamos uma lancha e notamos que não havia opções de entretenimento no lago, então, em uma viagem a Porto Escarpas, conheci um bar flutuante e decidimos adaptar a estrutura ao lag,o e encaramos o desafio mesmo com todas as dificuldades de regulamentação;, menciona Rodrigo.
Ao sabor do vento
A velocidade e a praticidade dos barcos motorizados ofuscaram a beleza dos barcos movidos a vento. Mas a prática da vela ainda mantém muitos apaixonados. Julia Sampaio, 14 anos, é competidora na categoria em dupla. Ela já viajou pelo Brasil e conquistou uma série de títulos. ;Eu comecei aos 11 anos, por incentivo da minha madrinha, que era vice-diretora de um clube náutico, e dos meus pais, que sempre gostaram. Dois anos depois, eu participei da minha primeira competição, em Vitória, e não parei mais;, conta.
Há mais de 40 anos navegando nas águas do Lago Paranoá, José Celso Martins, 76, sente pesar em estar afastado de seu veleiro, por causa de um problema na coluna. ;Infelizmente, há três anos que não velejo, mas já atuei demais com a vela. Cheguei a disputar as classificatórias para a Paraolimpíada de Londres. A maioria dos velejadores são amadores e velejam por amor, a gente é da água. Estar ao sabor do vento, apreciando a natureza, não há comparação;, confessa.
O empresário salienta que a carreira esportiva na vela é um caminho tortuoso e difícil, por isso ele é um incentivador da prática em Brasília. ;Os patrocínios são escassos, os materiais são muito caros e, mesmo assim, temos competidores de alto nível na capital. Há cerca de sete anos, eu doei 60 velas para os clubes náuticos que promovem ações sociais para crianças carentes e, ainda hoje, vejo as velas sendo utilizadas nas aulas solidárias;, conclui.
Para saber mais
Exigências para tirar o documento de condutor
; O interessado deverá comprovar no mínimo seis horas de navegação em embarcações de esporte, recreio, ou similares.
; Alcançar ao menos 50% de acertos em ; prova de Arrais, que é constituída por 40 questões.
; Apresentar cópia autenticada da Carteira de Identidade (RG), do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de pagamento da taxa de pedido.
; Ter idade mínima de oito anos para veleiros, sob a responsabilidade do pai, tutor ou responsável legal, e de 18 anos para motonauta, arrais-amador, mestre-amador ou capitão-amador.
Fonte: Marinha do Brasil
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer