A quinta-feira (18/10) começou com muitas nuvens e pouco sol no Distrito Federal. E a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra que o brasiliense terá mais um dia de chuva, que deve cair entre o final da tarde e a noite, em algumas regiões. Apesar disso, a capital registrará uma máxima de 30;C e alguns pontos podem ter um clima um pouco abafado.
A meteorologista Naiane Araújo, do Inmet, detalha: "O mesmo padrão dos últimos dias se repete, de céu nublado com chances de pancadas de chuva e trovoadas em pontos isolados, embora possa fazer calor em certos períodos. Isso porque ainda estamos no comecinho da primavera. Mas depois do dia 26 nós devemos ter chuvas mais intensas, em mais áreas e com mais volume, também".
Por conta dessas chuvas dos últimos dias, a umidade relativa do ar subiu e deixa o clima menos agressivo para a saúde do brasiliense. Nesta quinta, ela fica entre 90% e 45%, deixando de lado a seca de agosto e setembro. "Ainda vamos ter dias de predomínio de sol neste mês de outubro, mas não vamos ter mais aquele padrão do tempo com umidade extremamente baixa", explica Naiane.
O DF teve ainda uma temperatura mínima de 17;C, deixando as manhãs sem tanto frio. Mas o clima gelado deve vir com mais intensidade no começo do próximo mês, quando os números dos termômetros devem cair e a chuva constante deixará a sensação térmica menor. Enquanto isso, o brasiliense ainda passa pelos dias de começo da primavera, que sofrem os efeitos da transição entre o inverno e a atual estação, deixando o clima mais inconstantes.