Jornal Correio Braziliense

Cidades

Nicolândia: novo vídeo mostra crianças penduradas de cabeça para baixo

Incidente ocorreu no último dia 12. Nesta segunda-feira, Defesa Civil notificou o parque por não ter acionado o Corpo de Bombeiros, como determina o plano de emergência


A Defesa Civil do Distrito Federal notificou os responsáveis pelo parque de diversões Nova Nicolândia após 10 pessoas ficarem presas no brinquedo Mixer, na última sexta-feira (12/10), Dia das Crianças. Segundo a Subsecretaria de Defesa Civil, a notificação foi feita porque os responsáveis não seguiram o plano de emergência, que envolve chamar as forças de segurança no momento do acidente.

O pânico durou cerca de cinco minutos, tempo que funcionários do parque levaram para retirar todos os clientes que ficaram suspensos depois de o brinquedo travar. Um novo vídeo a que o Correio teve acesso mostra que o problema deixou os usuários, alguns deles crianças, de cabeça para baixo por minutos, antes de se soltarem e ter de saltar de uma altura de cerca de 4m. Assista:
[VIDEO1]

Solange Ribeiro, coordenadora de Riscos e Desastres da Defesa Civil, conta que o órgão só ficou sabendo do acidente pela imprensa e que, no dia seguinte, uma equipe foi ao local para averiguar a situação do parque. "A documentação estava toda em dia, mas o grande problema foi o parque não ter acionado o plano de emergência, que é a obrigação de ligar para os bombeiros, o primeiro órgão de resposta nesses casos", detalha Solange.

O brinquedo continua interditado até que um engenheiro elétrico ateste o conserto e bom funcionamento. Ao mesmo passo, a direção da Nova Nicolândia tem até o fim desta semana para apresentar um novo plano de emergência para a Defesa Civil.

"Durante esta semana, entre terça e quinta, ainda estamos fechando isso, vamos fazer um simulado de pane nos brinquedos no parque para testar a logística de segurança da Nicolândia", indica Solange. Toda a documentação da Nicolândia está em dia, tendo sido renovada em julho deste ano e é válida até dezembro.

Pedidos de socorro

O brinquedo travou por volta das 17h do dia 12, deixando 10 pessoas presas. O pintor Anderson Souza, 33 anos, era um dos 5 mil visitantes do parque no dia e presenciou o momento. Foi ele quem fez o vídeo mostrado nesta matéria.
"Minha mulher e as minhas duas filhas foram no brinquedo meia hora antes (do acidente). Eu falei para elas: ;Não vai não, esse brinquedo sempre dá problema;. A sorte é que elas já tinham saído do brinquedo quando aconteceu a pane", contou o pintor.
Apesar de Anderson gravar o momento em que algumas das pessoas presas se jogavam do brinquedo, a cerca de 4m de altura, o parque afirmou, em nota, que "a equipe de segurança da Nova Nicolândia realizou o atendimento de forma imediata, sem nenhuma gravidade para os visitantes do brinquedo e os demais que estavam no parque. Foi dado todo apoio, suporte e atenção aos envolvidos".