O brasiliense tem a chance, até o fim do mês, de conferir uma das maiores mostras de arquitetura do mundo, a CasaCor. Em sua 27; edição aqui na capital, traz 39 ambientes que englobam projetos de decoração, design e paisagismo. Para prestigiar e reconhecer a importância do evento e também os profissionais participantes, o Correio Braziliense, pela segunda vez, premiará os melhores projetos.
Até 21 de outubro, os leitores podem votar por meio do site https://www.correiobraziliense.com.br/casacor2018. O público poderá escolher seus ambientes preferidos segundo as categorias: Sonho de Banheiro, Sonho de Cozinha, Sonho de Quarto e Sonho de Sala. Um júri técnico composto por profissionais das áreas de arquitetura, design de interiores, design, paisagismo, jornalismo e marketing elegerá os melhores ambientes nas categorias Melhor Projeto, Originalidade, Melhor Uso de Obra de Arte, Melhor Uso de Luz, Melhor Ambiente Comercial, Melhor Paisagismo, além do Prêmio Especial. Os vencedores serão revelados em um evento para convidados em 24 de outubro.
Os projetos premiados receberão um troféu criado exclusivamente pelo artista plástico Francisco Galeno, renomado internacionalmente. Piauiense radicado em Brasília desde criança, Galeno já expôs os seus trabalhos em diversas galerias e museus do Brasil e do mundo, sendo a mais recente uma participação em uma exposição em Nova York.
Cerca de 60 profissionais, com parcerias com marcas e lojas locais e nacionais, se encarregaram de embelezar ainda mais os 5 mil m; da Casa Manchete ; projeto de Oscar Niemeyer, localizada no Setor de Indústrias Gráficas. São quartos, banheiros, salas, cozinhas, varandas.
A mostra
Com o tema Casa viva, a quantidade de plantas na mostra é um destaque à parte ; e uma inspiração. A empresária e arquiteta Denise Zuba, por exemplo, ousou colocando uma oliveira ; a árvore ; de 200 anos em seu projeto. Em conjunto com outras estratégias, o objetivo era que o verde interagisse com o ambiente da casa.
A arquiteta Carolina Nathair, responsável pelo projeto da Varanda da árvore, explica que o tema tem a ver com a tendência crescente da urban jungle (floresta urbana, em bom português). ;Como hoje em dia temos espaços limitados de verde na cidade, procura-se formas de deixar a casa mais viva, e uma delas é incluindo plantas;, explica.
Por onde passa, o evento não só valoriza o trabalho de arquitetos e decoradores locais, como movimenta o mercado de todo o Brasil. Presente em sete ambientes da mostra, a Arauco, segunda maior produtora mundial de painéis de madeira, tem uma chance de mostrar um pouco dos seus produtos. ;Reconhecida como um ponto de encontro para profissionais e visitantes que buscam se atualizar com as últimas tendências do mercado, a CasaCor é também uma excelente oportunidade para a empresa demonstrar os diversos padrões de seu portfólio, o mais completo do mercado;, explica Fabíola Molteni, coordenadora de comunicação e marketing da empresa.
Eliane Martins, empresária franqueada da CasaCor Brasília, ressalta que a mostra é uma plataforma de tendências. ;Fomenta o mercado com a geração de negócios e é um espaço importante para o profissional e as empresas evidenciarem seu trabalho e produtos.;
CasaCor Brasília 2018
; Visitação: de terça a sexta, das 15h às 22h; sábado, domingo e feriado, das 12h às 22h
; Duração: até 30/10, sendo os dois últimos dias dedicados ao Special Sale da mostra, com descontos de até 60%.
; Endereço: Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 1, número 975
; Entrada: R$ 50,00 (inteira ; assinantes do Correio têm desconto de 50% na compra de dois ingressos) e R$ 25,00 (meia)
; Classificação indicativa: livre para todos os públicos