Na época, de acordo com a Divisão de Comunicação da Polícia Civil, Rafael Victor de Araújo, 30 anos, deu entrada no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), em estado grave e não resistiu. O exame de aptidão foi realizado na pista de atletismo do Colégio Elefante Branco, na Asa Sul.
Segundo afirmou a Secretaria de Saúde, também à época, ele recebeu atendimento no local do teste e foi levado para o HBDF, onde morreu em decorrência de problemas cardíacos. A banca do concurso era o Cespe/UnB, que informou na ocasião que o candidato apresentou atestado médico comprovando que estava apto à realização da prova e que ele foi prontamente atendido por uma equipe médica de plantão.
Entenda
Leonardo da Silva Oliveira faleceu hoje devido a um ataque cardíaco durante o Teste de Aptidão Física (TAF) da Policial Militar do Distrito Federal (PMDF), no Sesi de Taguatinga. O homem de 31 anos passou na prova escrita e realizava o teste de corrida na tarde da última quarta-feira (19/9), quando passou mal e foi atendido já no local. Segundo familiares, Leonardo foi levado para o Hospital Regional de Taguatinga, mas não resistiu.O Teste de Aptidão Física é eliminatório e descarta candidatos que não atingirem os resultados necessários durante as etapas. Para estar apto, o concorrente deve passar por quatro exercícios, um teste em barra fixa, um teste de flexão abdominal, uma corrida de 12 minutos e uma prova de natação de 50 metros, a única que acontece em data diferente, dias depois dos outros três.
O teste de corrida é para ser feito em até 12 minutos e é realizado em pista de atletismo de 400m. Durante a corrida, o candidato não poderá se ausentar ou sair da área limitada da pista de corrida durante o teste. O candidato não poderá receber qualquer tipo de ajuda física e não é permitida segunda tentativa. Para os homens, a performance mínima a ser atingida é de 2.400m percorridos.
Antes de fazer os testes físicos do concurso público da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o edital da seleção exigia de todos os candidatos a apresentação de atestado médico informando que o candidato está apto a realizar o esforço físico estipulado sem qualquer restrição. O exame deveria ser emitido no máximo em 15 dias anteriores aos testes.