Abelhas atacaram sete pessoas no Lago Sul na manhã desta terça-feira (18/9). As vítimas foram picadas pelos insetos que estavam em uma árvore, quando passavam pela QL 12, no Conjunto 10 da região. O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência a as encaminhou para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
Os bombeiros ainda estão no local realizando os cuidados necessários para que os insetos não ataquem mais ninguém. A respeito do estado de saúde das vítimas, segundo o Major Gildomar Alves, os sinais e sintomas iniciais não eram graves. Porém, durante o atendimento apresentavam vômito, cefaléia e risco de choque anafilático.
Para evitar os ataques, os bombeiros orientam para que a população evite gritar ou fazer movimentos bruscos em caso de proximidade de abelhas, já que ruídos e movimentações agitam ainda mais esses insetos.
Por meio do número 193, a população pode alertar os bombeiros sobre localidades com enxames.
Na última quarta-feira (18/7), um homem de 50 anos tentou retirar uma colmeia sem auxílio profissional e acabou morrendo em Planaltina. A fatalidade fez parte de uma série de casos semelhantes no DF, como quando um ataque dos insetos resultou em 15 mortes de cachorros no Lago Sul.