A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) está à procura de Weder Monteiro Lima, ex-funcionário da administração de Santa Maria, acusado de encomendar a morte de um agiota na cidade. Durante as buscas por ele, o irmão do ex-funcionário público, William Monteiro Lima, foi preso nessa terça-feira (11/9) com uma arma de fogo e um celular roubado. Além de homicídio, os dois são acusados por tráfico de drogas.
O assassinato ocorreu em fevereiro e a vítima levou ao menos 20 disparos com arma de fogo. De acordo com o delegado Paulo Galindo, da 33; DP (Santa Maria), o motivo do crime foi o fato de a vítima ser agiota e emprestar dinheiro para o tráfico de drogas na região. ;O Weder tinha uma divida 8 mil reais e deixou uma arma de fogo (encontrada com o irmão do acusado) empenhada como garantia de pagamento. Acreditamos que a execução foi para recuperar a arma e dominar o tráfico na região;, explica.
A Administração de Santa Maria informou a reportagem que Weber Monteiro Lima foi admitido no dia 12/07/2018 e exonerado no último dia 15 de agosto, após o administrador regional tomar conhecimento de que havia um mandado de prisão contra o funcionário. O órgão não informou qual a função exercida pelo funcionário.
A prisão do irmão do acusado ocorreu na segunda fase da operação loan pistris, realizada pela 33; DP. Em julho deste ano, a polícia realizou a primeira fase e cumpriu mandados de prisão contra os autores do crime e de busca e apreensão. Na ocasião, na casa do acusado de encomendar a morte foi encontrada grande quantidade de drogas, arma de fogo e munições. Contra Weder Monteiro, há dois mandados de prisão, um expedido pela 1; Vara Criminal e do Tribunal do Júri de Santa Maria/DF e outro pela 1; Vara de Entorpecentes de Brasília/DF.
Denuncie
A Polícia Civil pede informações de quem possa ter visto Weder Monteiro Lima. A denúncia anônima pode ser feira através do telefone 197; do e-mail denuncia197@pcdf.df.gov.br, pelo WhatsApp (61) 98626-1197 e por Denúncia On-line http://www.pcdf.df.gov.br/servicos/197