Brasília terá mais um dia de calor: serão 32;C de temperatura máxima e umidade baixa nesta quarta-feira (12/9). Mas um alívio para os dias de seca deve estar perto, pois, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pode chover na próxima semana.
A previsão foi dada porque a massa de ar seco que está sobre a região central do país começará a perder força, deixando Brasília com um clima mais úmido. O meteorologista Mamedes Luiz Mello, do Inmet, explicou que é normal que a segunda metade do mês de setembro traga chuva, quebrando a seca característica dos primeiros 15 dias.
"Na semana que vem, como essa massa de ar seco estará menos intensa, a tendência é que possa chover." Em 2017, por exemplo, o Distrito Federal viu a estiagem de 127 dias ter fim neste mês de setembro, também na segunda quinzena.
Mas enquanto ela não chega, o sol castigará as manhãs e tardes do brasiliense. Esta quarta teve uma temperatura mínima de 10;C, mas os termômetros devem registrar uma máxima de 32;C entre 14h e 16h.
O céu estará entre claro a parcialmente nublado, com uma névoa seca que deixa a umidade baixa, entre 80% e 15%. "Mas existem ainda chances de que essa porcentagem mínima diminua ao longo das próximas medições do dia", informou o meteorologista.
Estado de alerta
Após três dias consecutivos com umidade relativa do ar apontando números mínimos entre 12% e 20%, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta para o DF e o entorno. O aviso ressalta a importância de tomar precauções específicas para esse tempo, como evitar exercícios físicos no período de temperaturas mais quentes e ter cuidados extremos com a vegetação, mais propícia a incêndios em dias como estes últimos.
Além disso, o brasiliense também deve ficar atento a sua hidratação, se precaver quanto ao ressecamento da pele, olhos e nariz, evitar o ar-condicionado, fazer refeições leves e usar protetor solar. Uma dica dos especialistas para enfrentar dias de seca é umidificar o ambiente com aparelhos ou toalhas molhadas.