Duas pessoas morreram em acidentes de trânsito durante os dias da Operação Independência, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que começou no dia 6 e terminou às 23h59 deste domingo (9/9). As vias do Distrito Federal e Entorno registraram 32 acidentes, sendo 11 ocorrências graves.
Segundo o órgão, 870 motoristas foram autuados durante os quatro dias de fiscalização intensificada, 431 por excesso de velocidade, 45 por ultrapassagens em locais indevidos e 17 pela falta do uso do cinto de segurança. A PRF informou que o número de pessoas flagradas em estado de embriaguez ao volante foi alto, 23 condutores. Um deles, um adolescente de 17 anos, que acabou se envolvendo em um acidente.
Além das infrações de trânsito, a polícia registrou quatro tipos de ocorrências criminais, com a prisão de sete condutores - três deles pela ingestão de álcool -, a apreensão de duas armas de fogo, um veículo foi recuperado e uma carga de 1,1 tonelada de maconha encontrada escondida sob um carregamento de milho.
Os números de 2017
No ano passado, o feriado caiu em uma quinta-feira e, por este motivo, a fiscalização intensiva da PRF teve um dia a mais. Foram registradas 29 ocorrências, sendo oito graves. Três pessoas morreram nas vias do Distrito Federal.
As autuações somaram 1.080, sendo 904 por excesso de velocidade, 114 ultrapassagens não permitidas, 38 motoristas alcoolizados e 24 pessoas que não faziam uso do cinto de segurança. As ocorrências de ordem criminal envolveram a recuperação de dois veículos, a prisão de 13 pessoas e a apreensão de 300kg de maconha.