Entre os principais dilemas dos candidatos ao Palácio do Buriti, está o tracejo de estratégias para garantir um transporte de massa com equidade social e desafogar o trânsito no Distrito Federal, onde há 1,7 milhão de veículos registrados no Departamento de Trânsito (Detran-DF), média de um habitante por 1,74 carro. Em agendas de campanha, os concorrentes tratam a mobilidade urbana como uma das prioridades e listam dezenas de promessas ; da expansão do metrô à redução das tarifas de ônibus.
O Correio pediu que eles listassem os cinco principais projetos para o setor de forma detalhada, apontando custos, fonte de recursos, duração das obras e público-alvo. Dez dos 11 candidatos enviaram as sugestões (veja Quadro). Só o professor Guillen (PSTU) deixou de atender às ligações e mensagens.
[SAIBAMAIS]A ampliação do metrô em Ceilândia e Samambaia, além da construção de estações na Asa Norte, está entre as prioridades de quatro deles: Alberto Fraga (DEM), Eliana Pedrosa (Pros), Rodrigo Rollemberg (PSB) e Rogério Rosso (PSD). Apenas o candidato à reeleição apresentou a estimativa de custos das obras, R$ 700 milhões. Todos apontaram como fonte de recursos a União ; em janeiro, o Ministério das Cidades liberou R$ 275,5 milhões para a expansão dos trilhos em Samambaia, com contrapartida de R$ 40 milhões do GDF.
A criação de um trem regional que ligue a Rodoferroviária a Luziânia (GO), projeto idealizado na gestão do ex-governador Joaquim Roriz , é avaliada por Pedrosa, Rosso e a professora Fátima Sousa (PSol). Nenhum dos três, contudo, apontou o valor da proposta. ;Como é algo que envolve o Estado de Goiás, nosso vizinho dividiria o restante dos custos conosco;, explicou Pedrosa.
As obras para a viabilização do trânsito do BRT ou VLT aparecem nos planejamentos de nove candidatos. De acordo com Rollemberg, as intervenções para a implantação do BRT no Eixo Oeste (Brasília-Taguatinga-Brasília), Eixo Norte (Planaltina-Sobradinho-Brasília) e Eixo Sul custarão R$ 1,6 bilhão. No caso do VLT, a maioria dos postulantes pretende implementá-lo entre a W3 Norte e Sul, para ligar os dois terminais. Ainda conforme estimativas do socialista, a obra custa R$ 700 milhões.
Ibaneis Rocha (MDB), Rosso e Rollemberg priorizam, ainda, novas ciclofaixas e ciclovias. O parlamentar e o advogado não detalharam as ações. O socialista pensa em ampliar a infraestrutura cicloviária em 500 km. A construção de viadutos figura entre as prioridades da maioria. Os locais apontados variam: Recanto das Emas, Lago Sul, Águas Claras, Riacho Fundo, EPIG e outros.
Tarifas
Júlio Miragaya (PT) disse pretender diminuir de 20% a 25% os valores dos bilhetes de ônibus. Fátima Sousa planeja liberar o acesso ao metrô em domingos e feriados, ;para que as famílias trabalhadoras possam ter direito a viver tudo o que o DF tem a oferecer;.
Paulo Chagas (PRP) projeta a criação de um sistema de transporte coletivo exclusivo para o Plano Piloto. A ideia do militar reformado é estabelecer terminais em pontos estratégicos. Com as medidas, uma passagem daria direito à circulação por toda a cidade. ;Os planos detalhados serão concluídos durante o ano de 2019 e os recursos, alocados para 2020 em diante;, adiantou.
O general também quer implementar a Zona Azul, para ;evitar que as vagas fiquem ocupadas o dia todo por trabalhadores da própria área, dificultando o uso rotativo por clientes e usuários; e substituir os atuais ;flanelinhas; por agentes de estacionamento;.
Rosso e Ibaneis pretendem instalar parquímetros pela cidade. As propostas visam restringir o número de automóveis em áreas críticas, como o Setor Comercial Sul.
;Políticas de Estado;
Professor do Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e doutor em Transportes, Edson Benício afirma que o maior desafio do governador eleito será unir medidas com efeitos a curto e longo prazos. ;O candidato eleito precisa implementar políticas de Estado, e não de governo. O problema da mobilidade urbana não pode ser resolvido em quatro anos. É necessário pensar adiante, sem deixar de lado as questões emergenciais;.
O especialista pontuou que, de pronto, a criação de uma série de viadutos e o alargamento das vias podem livrar a população de impasses diários. Contudo, destacou que as medidas não resolvem o problema de forma definitiva. ;É um ciclo: se você amplia o espaço para a circulação de carros, acaba por incentivar o uso de veículos. Pouco tempo depois, precisará aumentar as pistas novamente;.
A solução de congestionamentos, portanto, passa pela implementação de transporte de massa adequado. ;Precisamos incentivar a população a deixar os carros em casa. Isso só é possível com meios de transporte que garantam segurança, comodidade e rapidez. O módulo que mais faz migrar é o sob trilhos. É nele que devem ser concentrados investimentos;, defende.
Promessas
Dez dos 11 candidatos ao Palácio do Buriti elencaram as cinco principais propostas para a mobilidade urbana do DF.
Alberto Fraga (DEM)
; Implementação do VLP na W3 Sul e Norte;
; Ampliação do metrô em Ceilândia, Samambaia e Asa Norte;
; Construção do túnel rodoviário de Taguatinga da Praça do Relógio à EPTG;
; Viadutos nas entradas do Recanto das Emas e do Riacho Fundo I;
; Ampliação de faixas na EPNB e EPVP.
Alexandre Guerra (Novo)
; Incentivar a circulação dos coletivos;
; Implantação de sistema de controle e de vias prioritárias/ faixas exclusivas;
; Instituir um sistema de gestão compartilhada do sistema de transporte integrado entre DF e Entorno;
; Uso de tecnologia adequada a cada segmento da demanda;
; Sistema de informação ao usuário eficiente;
; Implantação de rede de calçadas com acessibilidade.
Eliana Pedrosa (Pros)
; Transporte de passageiros na linha férrea entre Brasília e Luziânia;
; Finalização do corredor do Eixo Norte para o trânsito do BRT;
; Construção de viadutos em Águas Claras, Recanto das Emas, Riacho Fundo, EPIG e Gama;
; Expansão do metrô em Ceilândia, Samambaia e Asa Norte;
; Implementação do VLT que ligaria o Sol Nascente, em Ceilândia, à Taguatinga.
Fátima Sousa (PSol)
; Revisão de contratos de empresas do sistema de transporte, ampliação da frota e dos horários de circulação de ônibus;
; Fortalecimento da fiscalização e fusão entre metrô e TCB;
; Metrô gratuito aos domingos e feriados;
; Conclusão do BRT Sul e adequação do corredor da EPTG;
; Implementação do trem entre Brasília e Luziânia e instalação de paradas mais amplas.
Guillen (PSTU)
; Não retornou as mensagens e ligações
Ibaneis Rocha (MDB)
; Criação de 85 linhas de vans para alimentar o metrô, ônibus e o VLT;
; Construção do túnel de Taguatinga e término da obra prevista na região do SIA/Octogonal;
; Implementação, em centros urbanos, de estacionamento rotativo com parquímetros;
; Viadutos no Recanto das Emas, Riacho Fundo, Paranoá, Itapoã, Sobradinho e Lago Sul;
; Ônibus com linha direta entre Taguatinga e o Plano Piloto
Júlio Miragaya (PT)
; Implantação de 50km de faixas exclusivas para ônibus;
; Implantação dos BRTs Oeste (Ceilândia) e Norte (Sobradinho e Planaltina);
; Redução das tarifas das passagens de ônibus, de 20% a 25%;
; Regularização do Passe Estudantil e instituição do Passe para desempregados;
; Obras para resolver principais estrangulamentos de trânsito no DF.
Paulo Chagas (PRP)
; Construção de terminais no Plano Piloto e implementação do VLP em faixas exclusivas;
; Criação do programa pelo qual uma única passagem por dia dará direito de circular por todo o Plano Piloto;
; Instauração da Zona Azul;
; Resgatar e avaliar o projeto de uso dos trilhos ferroviários para a operação de metrô de superfície;
; Aumento da segurança dos passageiros e trabalhadores do Sistema de Transporte Coletivo.
Renan Rosa (PCO)
; Estatização de todo o sistema de transporte público;
; Criação de Conselhos Populares para aprovar ou vetar ações relacionadas à mobilidade;
; Construção de túneis e viadutos.
Rodrigo Rollemberg (PSB)
; Finalização de projeto e obra do Expresso Oeste;
; Obras de extensão do Expresso Sul até a Estação de metrô Asa Sul;
; Implementação do Expresso Norte;
; Ampliação do metrô em Ceilândia, Samambaia e Asa Norte;
; VLT na W3 Sul e Norte;
; Mais 500 km de ciclovias/ciclofaixas;
; Construção e ampliação de Terminais para integração.
Rogério Rosso (PSD)
; BRT na região de Sobradinho/Planaltina e expansão para Valparaíso de Goiás e Luziânia;
; Criar vias de acesso e implantar definitivamente a Via Interbairros;
; Viadutos e intervenções viárias, como o do Recanto das Emas e Jardim Botânico;
; Expansão do metrô em Ceilândia, Samambaia e Asa Norte
; Instalação de parquímetros digitais.