Cinco candidatos procuraram feiras do DF para fazer corpo a corpo na manhã de ontem. Promessas de melhorias nessas áreas comerciais estão no discurso de todos. Eliana Pedrosa (Pros), Ibaneis Rocha (MDB), Júlio Miragaya (PT), Rodrigo Rollemberg (PSB) e general Paulo Chagas (PRP) buscaram as feiras para angariar votos. Reclamações sobre infraestrutura foram recorrentes.
Rollemberg escolheu a Feira do Guará para iniciar a agenda do dia. ;Estou sentindo uma receptividade cada vez maior e a campanha está efetivamente crescendo;, conta. O candidato também participou de um almoço comunitário, em Planaltina, se reuniu com líderes comunitários em São Sebastião e encerrou o dia na tradicional Festa do Morango. Durante as passagens, aproveitou para frisar projetos concretizados durante o governo, como a construção do Hospital da Criança, as obras do Trevo de Triagem Norte, a desobstrução da orla do Lago Paranoá, o fechamento do Lixão da Estrutural e o fim da crise hídrica. ;Durante meu governo, eu arrumei a casa e isso me dá tranquilidade, já que, começando em melhores condições, vamos poder fazer muito mais por Brasília;.
[SAIBAMAIS]Miragaya passou a manhã na Feira de Santa Maria, onde também ouviu questionamentos sobre serviços públicos como saúde e segurança. ;A feira está muito ruim, é preciso dar uma arrumada;, avalia o petista. À tarde, ele também esteve na Ponte Alta do Gama e no Jardim Ingá, em Luziânia.
Já a candidata do Pros, Eliana Pedrosa, foi a Taguatinga percorrer a feira que fica na Praça do Bicalho, e voltou a falar em regularizar a situação dos ambulantes. ;Temos que entender que, no DF, há mais de 300 mil desempregados. Se a pessoa é ambulante, temos que agradecer porque, sem renda, ela poderia ter ido para o crime;, disse.
Eliana também reforçou a proposta de estabelecer um diálogo entre comerciantes regulares e ambulantes. Mais uma vez, a candidata focou na abordagem de mulheres, dando ênfase ao fato de que, até agora, o GDF só foi comandado por homens. Ibaneis Rocha (MDB) caminhou pela Feira de Samambaia, que descreveu como ;local de abandono total;. ;Não tem estacionamento, polícia, banheiro. Os trabalhadores estão ali com o suor deles, sem qualquer apoio do governo;, afirmou o candidato, que se disse muito feliz com a recepção que teve.
Apoiadores
No primeiro compromisso do dia, o deputado federal licenciado Rogério Rosso (PSD) encontrou apoiadores na Associação-Geral dos Policiais Civis (Agepol). O candidato seguiu para um almoço na Associação de Esporte e Lazer dos Subtenentes e Sargentos do Exército (Asseb). Em parceria com órgãos do governo federal, a entidade lidera, há oito anos, o Programa Forças no Esporte (Profesp), que recebeu do parlamentar R$ 950 mil em emendas. O projeto social atende 1 mil crianças, com refeições, reforço escolar e cursos. A ideia dos organizadores, repassada a Rosso, é implementar o processo nas 12 Vilas Olímpicas do Distrito Federal. O parlamentar acenou de forma positiva, lembrando que parte dos espaços precisaria passar por reformas para receber o projeto social.
Já Alexandre Guerra (Novo) esteve à tarde no Teatro Nacional, onde conversou com artistas sobre cultura e prometeu que, se eleito, vai reabrir o local, que está fechado para reformas. A professora da Universidade de Brasília (UnB) Fátima Sousa tirou a manhã de ontem para gravação do novo jingle e participou de panfletagem no Eixão Norte. Antônio Guillen (PSTU) e Renan Rosa (PCO) não atenderam as ligações da reportagem.