Luiz Philippe Tassy*
postado em 28/08/2018 20:05
O debate entre os candidatos ao governo do Distrito Federal, realizado pelo Correio e pela TV Brasília, nesta terça-feira (28/8), ficou marcado pela discussão entre Rogério Rosso (PSD) e o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) sobre a possibilidade de dar reajuste aos servidores públicos da capital (veja no vídeo abaixo, já no ponto certo).
[SAIBAMAIS]No segundo bloco, quando os candidatos dirigiam perguntas uns aos outros, Rosso chamou Rollemberg para o debate e iniciou sua pergunta prometendo, se eleito, dar reajuste à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros no primeiro dia de mandato e criticou o governador pelo "achatamento dos salários" durante o atual mandato.
[VIDEO1]
Rollemberg iniciou a resposta com ironia, dizendo que o Rosso deveria "ter como Secretário de Fazenda o Mágico de Oz ou o Papai Noel", alegando que, se realizado imediatamente o ajuste, como proposto por Rosso, o Distrito Federal "quebraria antes do aniversário de Brasília". Por fim, classificou a proposta como demagógica e mentirosa.
Rosso, então, chamou o governador de "mentiroso", alegando que os números expostos por Rollemberg sobre o reajuste seriam falsos e o culpando por deixar o Distrito Federal "no maior caos de serviços públicos da história".
Mesmo com o tempo de partitipação acabado, os candidatos tentaram ainda discutir, de forma exaltada, com os microfones já desligados, e tiveram que ser interrompidos pela mediadora do debate, Simone Souto.
No bloco seguinte, Rollemberg pediu direito de resposta por ter sido chamado de mentiroso, e aproveitou o tempo para reafirmar a veracidade de seus números sobre os funcionários do DF e declarou ter "apreço e respeito" pelos servidores públicos, além de ressaltar as medidas propostas e realizadas para a classe em seu governo.
[VIDEO2]
*Estagiário sob supervisão de Humberto Rezende