O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) mirou o segmento feminino, que representa 53,8% dos aptos a votar no Distrito Federal. Em reunião com o grupo Mulheres do Brasil, assegurou a criação de 50 mil vagas em creches e unidades de educação infantil, se reeleito. Prometeu, ainda, a construção de duas delegacias especializadas nas cidades com o maior número de registros de casos enquadrados na Lei Maria da Penha: Ceilândia e Planaltina.
Como chefe do Palácio do Buriti, comprometeu-se a enviar à Câmara Legislativa, ainda nesta semana, projeto de lei cujo texto permite a imposição do uso de tornozeleiras eletrônicas a autores de violência doméstica e familiar. ;A proposta vai melhorar a fiscalização do cumprimento de medidas protetivas de urgência, ou seja, aumentará a proteção às mulheres e o controle do Estado;, pontuou.
A única agenda pública de Eliana Pedrosa (Pros) ontem ocorreu em uma caminhada, no Recanto das Emas. Segundo a postulante ao GDF, a maior queixa dos eleitores relaciona-se à saúde pública. ;Primeiro, vamos fazer funcionar a UPA e os centros de saúde. Quando garantirmos isso, começaremos a levantar o hospital regional da cidade;, disse. A ex-distrital ainda projetou a construção de um viaduto na entrada da região.
Funcionalismo
Deputado federal licenciado, Rogério Rosso (PSD) priorizou o diálogo sobre funcionalismo e mobilidade. Em reunião com a Comissão de Aprovados no concurso de 2016 da Polícia Civil, responsabilizou-se pela nomeação de 219 profissionais caso a atual gestão não efetive as contratações. Ele reforçou que concederá a paridade salarial entre as polícias Civil e Federal e pagará a terceira parcela do reajuste a 32 categorias. O parlamentar chegou ao encontro após uma hora de pedalada entre Varjão e SIA, onde fica o escritório do PSD. ;A ideia é ver de perto o que o cidadão passa no dia a dia. Se eleito, pretendo começar pela interligação entre ciclovias. Além disso, todas as novas vias do DF deverão contar com ciclovias e ciclofaixas.;
No único compromisso público do dia, Alberto Fraga (DEM) ouviu demandas de defensores públicos em uma confeitaria da Asa Sul. A categoria reivindicou sede própria, além de equiparação salarial com o Judiciário e recomposição do quadro. Fraga atestou a contratação de mais defensores, mas não garantiu reajuste. ;Precisamos avaliar antes. Tem candidato prometendo aumentar salário no primeiro mês. Acho isso uma irresponsabilidade;, afirmou. O democrata também anunciou a criação de uma secretaria para cuidar da administração penitenciária.
Sem-terra
O advogado Ibaneis Rocha (MDB) usou a Rodoviária do Plano Piloto como palanque. Em horários distintos e acompanhado por dezenas de cabos eleitorais, o emedebista comeu tapioca, tomou café e criticou a estrutura e a falta de segurança do terminal. ;É um monumento público muito importante para a população e está abandonado. Nós vamos fazer um projeto de revitalização para atender o nosso povo;, projetou.
Antônio Guillen (PSTU) participou do programa CB.Poder, parceria do Correio Braziliense com a TV Brasília, e, no fim da tarde, fez panfletagem no Centro de Ensino Fundamental 2 da Estrutural. Herdeiro da rede Giraffas, Alexandre Guerra (Novo) participou de reunião com representantes da associação que reúne os conselhos de profissões regulamentadas do DF (Ascop). O bancário Renan Rosa (PCO) visitou o Acampamento Sem-Terra Rosa Luxemburgo, em Samambaia.
Fátima Sousa (Psol) dedicou a segunda-feira à gravação de programas eleitorais e à preparação para o debate do Correio, hoje. O candidato do PRP, general Paulo Chagas, fechou a agenda em uma conversa on-line com o Grupo Conservador de São Paulo. Júlio Miragaya (PT) concedeu entrevistas a uma rádio.
Agenda dos candidatos ao Buriti
Alberto Fraga (DEM)
10h - Reunião com funcionários de empresa de segurança privada
Alexandre Guerra (Novo)
Das 11h30 às 12h30 - Entrevista
Antônio Guillen (PSTU)
15h - Reunião de planejamento de campanha
Fátima de Sousa (PSol)
11h30 - Almoço com Guilherme Boulos, candidato à Presidência da República pelo PSol
20h - Conversa com a juventude ao lado de Guilherme Boulos, na 408 Norte
Ibaneis (MDB)
Das 9h às 10h - Caminhada no Sol Nascente, em Ceilândia
Miragaya (PT)
13h - Gravação de programa eleitoral
Paulo Chagas (PRP)
8h30 - Café da manhã na Associação dos Gestores Públicos do DF (Adesp)
Das 14h às 18h - Entrega do Manifesto da Assespro
19h - Reunião com delegados da Polícia Civil
Rodrigo Rollemberg (PSB)
10h - Visita à Apae
Rogério Rosso (PSD)
Das 9h às 10h - Caminhada no Jardim ABC, na Cidade Ocidental (GO