Jornal Correio Braziliense

Cidades

Policial que matou vizinho por causa de discussão no WhatsApp é condenado

Justiça determinou pena de 15 anos e 6 meses em regime inicialmente fechado. O crime aconteceu em 7 de setembro do ano passado, depois que os dois brigaram por causa de sujeira na janela do policial

O policial militar reformado José Arimateia Costa, 58 anos, foi condenado pelo homicídio de Adilson Santana Silva, 36. A decisão partiu da Promotoria de Justiça do Tribunal do Júri de Samambaia, na quinta-feira (23/8), que determinou o cumprimento de 15 anos e 6 meses em regime inicialmente fechado. O caso ocorreu em 7 de setembro de 2017, após uma briga no WhatsApp por uma mancha branca na varanda do réu, em um condomínio residencial em Samambaia. Eles eram vizinhos.
, ao dar entrada no Hospital Maria Auxiliadora, no Gama, para cuidar das fraturas que sofreu durante a briga corporal. Ele havia quebrado o braço e teve de passar por um procedimento cirúrgico.
A defesa do policial militar alegou legítima defesa e inexigibilidade de conduta diversa, requerindo a absolvição. Um dos argumentos é de que o crime foi cometido sob domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima.
Apesar do argumento da defesa, a Justiça condenou o réu por homicídio como triplamente qualificado, em razão de motivo fútil, circunstâncias que causam o perigo comum e pelo fato de o recurso empregado no crime ter impossibilitado a defesa da vítima.