Jornal Correio Braziliense

Cidades

Vias da Ponte JK devem ser liberadas no meio da tarde desta quinta

Uma placa de concreto se soltou na tarde dessa quarta-feira (22/8) e provoca lentidão no local

Os motoristas do Distrito Federal que precisaram passar pela Ponte JK enfrentaram congestionamento na manhã desta quinta-feira (23/8). O engarrafamento se deve ao deslocamento de uma das placas que cobrem as juntas de borracha da via, que ocorreu no fim da tarde dessa quarta-feira (22/8) e, também, complicou o tráfego. A previsão do Departamento de Trânsito (Detran) era de que as vias fossem liberadas no meio da tarde, no entanto, conseguiram desobstruir as faixas por volta das 12h30.

Duas faixas, sentido Lago, Sul estão obstruídas. O trânsito segue lento desde a altura do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) até o meio da Ponte JK, onde ocorreu o deslocamento da placa.

No início da manhã desta quinta-feira (23/8), equipes da Novacap começaram a trabalhar no lugar. Os técnicos aproveitaram uma placa de concreto da marginal da Ponte, onde circulam pedestres, e a realocaram no local do incidente.
Nessa quarta, a companhia destacou que não há risco à estrutura da ponte. De acordo com informações da Novacap, a placa deslocada cobre uma das borrachas instaladas na junta da via para permitir a dilatação asfáltica durante períodos mais quentes.

Equipes da Defesa Civil também compareceram ao local. Um agente informou ao Correio que o problema pode ter sido causado por questões naturais, como sol, chuva e o desgaste causado pelo tráfego de veículos.
Na plataforma da ponte ainda é possível observar outros locais com buracos e com placas deslocadas. Agentes da Defesa Civil disseram que problemas como esse são comuns e que a manutenção é rotineira