O tempo seco promete não ir embora tão cedo do Distrito Federal. Porém, mais um dia de alívio para os brasilienses pode chegar no domingo (26/8), quando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vê possibilidade de chuvas. No entanto, mesmo com as precipitações, a tendência é que a umidade relativa do ar continue apresentando índices baixos ao longo desta e da próxima semana.
Nesta quinta-feira (23/8), o céu deve permanecer de claro a parcialmente nublado. Durante a madrugada, os termômetros registraram temperatura mínima de 16;C e podem chegar a 30;C no período da tarde, momento mais quente e seco do dia. A umidade relativa do ar varia de 75% a 20%.
"Pela climatologia, as chuvas devem voltar a partir de meados de setembro, mas a regularidade dela só acontece a partir de outubro", explica a meteorologista do Inmet Morgana Almeida. Segundo ela, apenas no próximo mês a seca deve terminar em Brasília.
À espera da primavera
O tempo seco começou com o inverno, em 21 de junho. O tempo passou de quente e úmido para se tornar frio e seco. Essa mudança aconteceu de forma gradual, a partir do início do outono, em 20 de março. Em 22 de setembro, a primavera começa na capital, trazendo com ela as chuvas.