Renata Rios
postado em 18/08/2018 17:05
Alunos das redes pública e particular participaram, neste sábado (18/8), do 1; Festival de Robótica Educacional. Além da competição da Olimpíada Brasileira de Robótica, o público pôde curtir palestras e oficinas sobre o assunto e visitar espaço destinado aos drones. O evento ocorreu no câmpus de Ceilândia do Instituto Federal de Brasília (IFB) e começou às 9h.
A assessora da Subsecretaria de Educação Básica da Secretaria de Educação do DF, Marília Magalhães Teixeira, explica que o objetivo do evento é fomentar o ensino de robótica e gerar o interesse nos alunos pelo assunto. ;A ideia é que as escolas públicas consigam levar o ensino de robótica para a sala de aula;, pontua.
A expectativa dos organizadores era a de receber cerca de 2 mil pessoas, entre pais, competidores e outros interessados. Inscreveram-se na olimpíada 15 equipes de escolas públicas, 41 de instituições privadas, 5 do IFB e 10 das escolas militares. Cada equipe pode ter até quatro integrantes e elas são divididas por níveis ; do nível 0 ao 2, a depender da etapa da educação básica em que estudam.
Entre os competidores, era evidente a dedicação e animação. Para Renata de Castro, aluna do ensino médio do Centro de Ensino Sesi Gama, a olimpíada estimulou o interesse pela escola: ;Está sendo uma experiência e uma oportunidade. Trabalhamos muita física e matemática, tanto na teoria quanto na prática;. A equipe da jovem, batizada de Cafussu, ainda deu nome para o robô, o cafussinho.
João Pedro de Souza Lopes e Pietra Gullo, alunos do 9; ano em uma escola particular, se inscreveram na competição por contra própria. ;Somos bons em exatas e ainda tivemos um pouco de ajuda de um professor, que deu algumas ideias;, explica João Pedro.
Para os alunos que foram bem nessa etapa regional, o campeonato nacional fica mais próximo. O evento ocorre entre 6 e 9 de novembro, em João Pessoa.