Jornal Correio Braziliense

Cidades

Protesto do MST em apoio a Lula chega ao Tribunal Superior Eleitoral

Caminhada do grupo com cerca de 5 mil pessoas deixou o trânsito engarrafado na parte central de Brasília. Faixas exclusivas estarão liberadas até as 23h59

[FOTO1209657]
Os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) acampados próximo ao Estádio Mané Garrincha iniciaram, por volta das 14h desta quarta-feira (15/8), marcha em apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O grupo de aproximadamente 5 mil pessoas atravessou o Eixo Monumental para a Via S1 e, diferentemente do previsto, ocupou as seis faixas da avenida já na altura do estádio.

O impacto no trânsito foi imediato. Antes das 15h, o fluxo de veículos ficou lento no Eixo Monumental, para quem desce sentido Esplanada dos Ministérios. Agentes de trânsito desviavam os carros para a Estrada Parque Indústrias e Gráficas (Epig), na altura do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Por volta das 16h30, o grupo chegou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o fluxo de veículos na Esplanada foi liberado.
Mil e duzentos policiais militares acompanham a marcha. O Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) monitorou o percurso dos manifestantes. O Centro reúne representantes de 22 órgãos, instituições e agências do Distrito Federal voltadas para segurança pública, mobilidade, fiscalização, serviços e saúde.
[VIDEO1]
Quem sobe o Eixo Monumental, sentido Palácio do Buriti, é impedido de seguir adiante no balão que antecede o Estádio Nacional Mané Garrincha. O fluxo é desviado para a via que contorna o estádio e o trânsito está extremamente lento. O condutor que faz a opção por retornar ao Eixo Monumental na pista entre o Tribunal de Contas do DF (TCDF) e o estacionamento do Nilson Nelson, enfrenta lentidão. Quem pega o acesso seguinte, que passa em frente ao Detran e sai acima da Praça do Buriti, também fica preso no engarrafamento.
Leitores do Correio relataram impacto no trânsito até mesmo nas imediações da W3. E dentro do Parque da Cidade, também há lentidão. Um helicóptero do Departamento de Trânsito (Detran) sobrevoa a região. Isso não impede que motoristas impacientes com a lentidão nas vias pegue a contramão ou trafeguem sobre os canteiros.
As faixas exclusivas das vias W3 Sul, W3 Norte e Setor Policial Sul estão liberadas para o tráfego de veículos pelo Detran/DF até as 23h59 de quarta-feira, informa a Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social (SSP/DF). As faixas exclusivas da EPTG e EPNB estarão liberadas das 0h até as 23h59 de quarta-feira, a fim de garantir fluidez e segurança para os usuários das vias.
O grupo que apoia o ex-presidente Lula tem como destino final o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ideia é que todos estejam em frente à Corte por volta das 16h, horário em que a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, deve chegar, acompanhada de outras lideranças petistas, para oficializar a candidatura de Lula.

Na previsão divulgada pelas autoridades de tânsito de Brasília, os manifestantes, ao chegar ao Palácio Itamaraty, atravessarão o túnel para acessar a Via S2, de onde seguirão até o tribunal. (veja o mapa abaixo).