Meio-dia, sol a pino e, de repente, os pingos de chuva começam a cair. A cena foi vivida nesta sexta-feira (10/8), por moradores da Asa Norte. Entre pedestres e motoristas, olhares incrédulos para o céu e mulheres e homens abrindo o guarda-chuva. Quem foi pego de supresa, saiu correndo. Outros, caminharam devagar, aproveitando o refresco inesperado.
[VIDEO1]
A preciptação durou menos de cinco minutos, mas molhou o asfalto e chegou a formar (uma pequena) enxurrada rente ao meio fio na altura da 313 Norte. Para o fim de semana, a cena de hoje não deve se repetir. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê um fim de semana sem precipitações. A expectativa é de calor e céu claro de sábado para domingo, com a umidade relativa do ar podendo baixar a 35%.
Trégua na secura
Brasília estava há 81 dias de estiagem, quando a seca deu uma trégua na quinta-feira (9/8). Moradores chegaram a registrar chuva de granizo em Taguatinga. Em Vicente Pires, um caminhão atolou na rua 10, onde o governo realiza obras de asfaltamento. Também choveu em Águas Claras, Ceilândia, Asa Sul, Sudoeste e Planaltina.
Acidentes na Br-020
Na BR-020, o trânsito ficou complicado por causa da chuva. Alguns acidentes envolvendo carros, motos e caminhões integraram a cena em ambos os sentidos (Planaltina-Plano Piloto; Plano-Piloto-Planaltina).
Um dos acidentes envolveu a colisão de um caminhão com um poste. Não houve vítima e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) foi acionado para o local.
Outro, envolvendo um carro e uma moto, ocorreu na saída de Sobradinho. A vítima teve lesão no rosto e sangramentos. O atendimento foi prestado pelo SAMU.