Devido à baixa umidade do ar, que ficou entre 12% e 20% nos últimos três dias, a Defesa Civil declarou estado de alerta no Distrito Federal, nesta quinta-feira (2/8).
A medida da subsecretaria tem como objetivo orientar a população a se prevenir contra o mal-estar e outros efeitos sobre a saúde provocados pela combinação de calor e seca, especialmente com crianças e idosos.
Segundo o órgão, as atividades físicas e os trabalhos ao ar livre devem ser suspensos entre 10h e 16h. É importante ainda aumentar a ingestão de líquidos e evitar banhos prolongados com água quente. É recomendado também que se evite o uso de ar-condicionado e manter os ambientes internos umidificados.
Entenda o estado de alerta
O estado de alerta é declarado quando a umidade fica entre 12% e 20% durante três dias seguidos. Quando a umidade fica entre 20% e 30% durante cinco dias seguidos, é anunciado estado de atenção. Se a umidade permanece abaixo de 12% por dois dias consecutivos, a cidade entra em estado de emergência. Segundo os padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é de 60%.
Possibilidade de chuva
Após 75 dias de seca, o céu em Brasília amanheceu nublado nesta quinta-feira (2/8). No entanto, segundo os meteorologistas, as chances de chuva são baixas. "Há uma possibilidade de cerca de 30% de chuva no DF entre hoje e amanhã", afirmou Amilton Carvalho, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O céu desta quinta ficará entre parcialmente nublado a nublado, com máxima de 28;C. A mínima registrada na capital foi de 16;C, com uma umidade relativa do ar caindo. Até o fim de agosto, a umidade relativa do ar tende a atingir suas porcentagens mais baixas, deixando os dias secos e quentes, principalmente durante a tarde.