Cidades

Céu nublado e chance de chuva: tempo nesta quinta pode aliviar a seca

Chances de chuva são pequenas, mas já aumentaram em relação às previsões anteriores. Céu nublado aumenta expectativa dos brasilienses, que estão há 75 dias na estiagem

Alan Rios
postado em 02/08/2018 07:15
Céu nublado traz esperança de chuva
Quem olhou para o céu de Brasília nesta quinta-feira (2/8) viu um quadro diferente dos dias anteriores. Ele que ficou azul e sem nuvens por muitos dias em julho, agora está nublado e mais cinza. O tempo anima aqueles que querem o fim da seca depois de 75 dias, mas os meteorologistas lembram que as chances de chuva não são grandes: ;Há uma possibilidade de cerca de 30% de chuva no DF entre hoje e amanhã;, afirmou Hamilton Carvalho, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Pode-se dizer que quem se molhar nas ruas de Brasília hoje terá sorte, já que, além das chances baixas, se a chuva aparecer, será em pontos isolados da capital. Tarefa difícil também é prever quais serão essas cidades presenteadas, como explicou Hamilton: ;Às vezes, formam-se nuvens em um ponto do DF, mas chove em outro, então não conseguimos dizer em quais locais pode chover;.

Mas a certeza é que o céu não estará como nos últimos dias de julho, claro e sem nuvens. Esta quinta-feira (2/8) terá um céu entre parcialmente nublado a nublado, com máxima de 28;C. A mínima registrada na capital foi de 16;C, com uma umidade relativa do ar caindo, entre 70% e 25%, o que já era esperado para esse mês: ;Sabemos que agosto é sempre um dos meses mais secos da nossa região;, concluiu o meteorologista.

Para o restante de agosto, seca

Mesmo com as chances de chuva entre esta quinta e sexta-feira (3/8), o brasiliense não vai conseguir sair de casa em agosto com dias úmidos e agradáveis. A umidade relativa do ar tende a atingir, neste mês, suas porcentagens mais baixas, deixando os dias secos e quentes, principalmente pela tarde.

Em um clima assim, fica difícil se manter longe das doenças. Um dos motivos é que os exercícios físicos, essenciais para uma vida saudável, acabam diminuindo nesta época do ano, já que o brasiliense não se sente tão disposto com a seca. Mas é possível continuar se exercitando, como defende Welbert Lucas, personal trainer da Bodytech.

Uma das primeiras dicas do professor é fugir dos períodos mais críticos do dia: ;Geralmente no início da manhã ou à noite são os períodos em que a temperatura tende a ficar amena. Nesse período específico, o brasiliense deve diminuir os exercícios ao ar livre ou em ambientes fechados sem uma boa climatização;.

E a dica de todos os especialistas para o agosto de Brasília se repete: hidratação é fundamental. ;O cuidado com a hidratação nesse período deve ser redobrado, então ingerir 35ml de água por quilo corporal é o ideal, claro que ajustando de acordo com a atividade física que será praticada. Também podemos lembrar das bebidas isotônicas, que previnem a desidratação e são constituídas por alguns nutrientes e sais minerais;, diz Welbert.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação