Com apenas 18 anos, Mateus Costa Ribeiro se tornou o advogado mais jovem do Brasil. Ele foi empossado nesta sexta-feira (27/7), na seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Aos 14 anos, o jovem foi aprovado em direito na Universidade de Brasília (UnB) e conseguiu iniciar os estudos após entrar com uma liminar.
"É uma honra para mim. A advocacia é a profissão de grandes personalidades, e saber que sou o mais jovem dessa profissão tão grandiosa significa muito para mim. O que contribuiu para que eu conseguisse chegar até aqui foi a bagagem que eu criei com os ensinamentos dos meus pais", disse Mateus, durante a cerimônia.
Emocionados, o pai, João Costa Ribeiro, e a mãe, Rosilene Costa Ribeiro, homenagearam o filho. "A pressão para que fizesse direito foi implícita, é um sentimento que está no DNA de todos nós. Esse momento é a coroação de um trabalho feito de sonhos", ressaltou Rosilene.
Vindo de uma família de advogados, Mateus teve contato com o direito desde a infância. Assim como ele, os irmãos também seguem a profissão. Até então, era de João Neto Costa Ribeiro, hoje com 27 anos, o posto de advogado mais novo de Brasília. A irmã, Clarissa Costa Ribeiro, de 20 anos, está no último ano do curso na UnB e já foi aprovada no Exame de Ordem. Se não sair do fluxo, deve se tornar a mais jovem advogada da capital.
Durante a entrega do certificado, o secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso, disse estar "honrado em entregar esta licença para o advogado mais jovem do Brasil". Ele também parabenizou os pais pela conquista. Mateus passou no vestibular na metade do 8; ano e, por decisão da Justiça, precisou concluir os estudos básicos antes de ingressar na universidade. Conseguiu o feito em 24 horas, por meio de testes aplicados por um curso supletivo.