Os brasilienses terão a oportunidade de presenciar hoje uma Lua de sangue. Mas não há nada místico ou sobrenatural nisso. É que, nesta data, acontecerá um eclipse lunar total ; tido, possivelmente, como o mais longo do século ;, que deixará a Lua com uma tonalidade avermelhada. A previsão é de que o fenômeno dure uma hora e 42 minutos. No Distrito Federal, no entanto, ele poderá ser observado por um período pouco menor, entre 17h50 e 18h30.
Na cidade, os melhores pontos para admirar o fenômeno são os locais voltados para o leste e que têm o horizonte livre. A beira do Lago Paranoá e a Praça dos Três Poderes são boas opções para os interessados.
Na Praça, por sinal, o Clube de Astronomia de Brasília promove, em parceria com o Centro Cultural Três Poderes, um evento gratuito com telescópios à disposição do público, que poderá também conversar e tirar dúvidas com especialistas.
Outra opção é o Observatório Astronômico da UnB, que estará aberto. Ele fica na Fazenda Água Limpa, no Núcleo Rural Vargem Bonita (SMPW, quadra 127, Conjunto 1).
De acordo com o Observatório Nacional, o eclipse ocorrerá entre 15h24 e 19h19, mas sua fase total ; quando a lua estará totalmente coberta pela sombra da Terra ; irá das 16h30 às 18h13.
Segundo o astrofísico Ivan Soares, da Universidade de Brasília (UnB), no DF o eclipse vai durar quase uma hora. "Em geral, é bem mais rápido. Mas a duração depende da localização geográfica, de onde você está observando", explica. Como comparação, o eclipse lunar, que aconteceu em julho de 2015, durou apenas 12 minutos.
Parques abertos por mais tempo
O Ibram decidiu ampliar, excepcionalmente, o horário dos parques Asa Delta e Peninsula, na Orla do Lago Sul, para quem quiser assistir ao eclipse lunar, a partir das 17h. Astrônomos amadores tambem vão se instalar no local, com lunetas e telescópios. A área é um dos melhores pontos do DF para assistir à Lua Cheia se esconder nas sombras da Terra.
Os parques normalmente fecham às 18h, mas, hoje, excepcionalmente, ficarão abertos até as 22h.
O que é o eclipse lunar
No eclipse lunar, a Terra fica em uma posição entre o Sol e a Lua. Assim, a luz solar passa pela atmosfera da Terra e projeta uma sombra que deixa a superfície da lua com um tom avermelhado.
Também conforme o Observatório Nacional, o próximo eclipse lunar ocorrerá na noite de 20 para 21 de janeiro de 2019. Ao contrário do eclipse de hoje, ele poderá ser visto como total em todo o Brasil, do início ao fim.