Jornal Correio Braziliense

Cidades

Fiscal da ANP é preso após receber propina para não multar posto

Ele responde por crime de concussão e pode pegar até 8 anos em regime fechado

Um fiscal da Agência Nacional de Petróleo (ANP) foi preso pela Polícia Civil do DF após ser pego recebendo propina para não multar uma distribuidora de gás. Ele foi encaminhado à 15; Delegacia de Polícia (Ceilândia) e responde pelo crime de concussão, podendo pegar até 8 anos em regime fechado.

O autor exigiu pagamento de R$ 1.350 do proprietário de uma distribuidora de gás em Ceilândia para não fechar e multar o estabelecimento em R$ 15 mil. A irregularidade encontrada, segundo a PCDF, não era compatível com a punição que o fiscal afirmava. O proprietário garantiu que pagaria a quantia, mas denunciou a irregularidade para a ANP e Polícia Civil. Agentes acompanharam o momento do pagamento da propina e autuaram o fiscal após o recebimento do dinheiro.

;Ainda não sabemos se ele já recebeu propina de outras empresas, mas a partir da prisão esperamos que outras possíveis vítimas possam criar coragem e procurar a delegacia ou o 197 para denunciá-lo;, informou o delegado-chefe da 15; DP, André Luís da Costa.

A ANP informou ao Correio que assim que foi avisada sobre o caso imediatamente suspendeu o servidor das suas funções e abrirá processo administrativo disciplinar para apuração dos fatos dentro do devido processo legal, observando os direitos da ampla defesa e do contraditório. "A ANP reforça a sua atuação firme frente a todo e qualquer desvio de conduta dos seus servidores, bem como o seu compromisso com a ética e os princípios administrativos", informou por nota.