Jornal Correio Braziliense

Cidades

Embaixada da Austrália abre as portas para escolinha de futebol do Guará 2

Além de acompanhar partida da seleção na Copa do Mundo, alunos participaram de palestras sobre a nação da Oceania

A Embaixada da Austrália recebeu um público diferente na manhã desta quinta-feira (21/6). Vinte e sete alunos de um projeto social promovido pela Polícia Militar compareceram ao local para prestigiar a partida da seleção diante da Dinamarca, válida pela segunda rodada da Copa do Mundo, e ainda tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a história da nação da Oceania.

A iniciativa partiu da própria Embaixada. Oficial de pesquisa do local, Marcela Formiga explicou que em 2014, quando o Mundial foi realizado no Brasil, a delegação australiana esteve na Embaixada, e recebeu crianças de uma escolinha de futebol. "Foi tão gratificante, que decidimos repetir a dose neste ano. Desta vez, os jogadores não estão aqui, mas as crianças puderam fazer diversas atividades", comentou.

Além do jogo, os alunos assistiram a palestras com diplomatas sobre o país e o futebol australiano. Inclusive o embaixador da Austrália, John Richardson, conversou com as crianças.

De acordo com a segunda secretária da Embaixada, Alison Musgrove, a visita dos estudantes foi importante para aproximá-los da cultura do país. "Dessa forma, despertamos o interesse de cada um deles sobre a Austrália. É o primeiro passo para que, no futuro, eles visitem o nosso país, seja para estudar ou trabalhar", disse.

Os alunos têm entre 10 e 15 anos, e fazem parte do Prevenindo com Arte, comandado pela Polícia Militar. Nas terças e quintas-feiras, os meninos e meninas assistidos pelo projeto têm aulas de futebol no Batalhão do 2; Comando de Polícia Regional Metropolitano, que fica no Guará 2. Além de atividades com futebol, o Prevenindo com Arte também conta com aulas de karatê, capoeira, taekwondo, judô, entre outros esportes.

Para o sargento Giovanni Almeida, que acompanhou as crianças, a visita na Embaixada foi a realização de um sonho para muitos alunos. "A maioria nunca teve uma oportunidade de conversar com pessoas de outro país, nem de aprender sobre a cultura de uma nação estrangeira. Me sinto muito honrado por fazer parte deste momento", destacou.

O aluno Matheus Castro, 10, participou das atividades na Embaixada. Ele ficou impressionado com a beleza do local, e também com a história da Austrália. "Nos explicaram várias coisas, que me deixaram com vontade de ir até lá", disse. Apesar do empate de 1x1 com a Dinamarca, ele gostou da partida. "Na hora do gol da Austrália, comemoramos como um título. A partir de hoje, também vou torcer para eles", garantiu.