Após tantos resultados improváveis, os torcedores poderiam esperar vários cenários para o jogo entre Irã e Espanha nesta quarta-feira (20/6). Mas o que era previsível ocorreu: a Espanha saiu vitoriosa. Porém, mesmo disputando contra a renomada seleção espanhola, o jovem time iraniano se mostrou confiante. Em Brasília, o embaixador do Irã, Seyed Ali Saghaeyan, acompanhou os lances da partida com nervosismo, mas com expectativa sempre em alta. "A Espanha tem um dos melhores times do mundo. E o Irã é o melhor da Ásia. Então, essa é uma boa partida para nós", disse o embaixador, enquanto a bola aind rolava.
Todos os diplomatas foram liberados na Embaixada do Irã, em Brasília, para acompanhar o jogo. Porém, Seyed continuou trabalhando. Era um olho no jogo e outro nos despachos que precisava cuidar, até que viu um gol do Irã, que levaria ao empate, sendo considerado irregular pelo árbitro de vídeo.
O desejo de Ali era ver Espanha e Irã nas próximas fases. Mas o cenário é improvável de acontecer. Segundo o embaixador, estar no Brasil o deixa mais animado, já que aqui as pessoas são "loucas por futebol". "O time do Irã é muito novo, mas nós estamos jogando bem. Espero que nós busquemos qualificação para irmos à próxima fase", disse. Quando questionado, Seyed Ali diz que o melhor jogador da seleção deles é Omid Ebrahimi.
Para o embaixador, jogos de futebol são essenciais para questões diplomáticas, além do entretenimento. "O esporte faz parte da nossa tradição. É importante para a amizade, a paz, a estabilidade e a interação entre os países", analisa.
O jogo
O jogo entre Irã e Espanha teve um primeiro tempo sem gols. Já no início da segunda etapa, a seleção espanhola atacou e o goleiro iraniano defendeu uma das bolas. O embaixador Seyed Ali vibrou e ficou confiante. Mas, aos 9 minutos do segundo tempo, Diego Costa, brasileiro naturalizado na Espanha, finalizou com o pé direito, do meio da área, no canto inferior esquerdo do gol: 1 x 0. Neste momento, o embaixador ficou menos empolgado. Ao fim, a vitória ficou com a seleção de Iniesta e Diego Costa, que agora assume o segundo lugar no grupo.
Matematicamente, a vida útil do Irã na Copa do Mundo na Rússia fica ainda mais complicada a partir de agora, uma vez que ele precisa ganhar de Portugal para avançar de fase, chegando às oitavas. Agora, mais forte do que nunca, a torcida de Seyed Ali Saghaeyan tem data e hora para acontecer: segunda-feira (25/6), às 15h. Que vença o melhor!
* Estagiário sob supervisão de Anderson Costolli