Participando pela segunda vez de uma Copa do Mundo, o Senegal estreou com pé direito no Mundial da Rússia. Nesta terça-feira (19/6), os africanos derrotaram a Polônia por 2 x 1. Muitos senegaleses se reuniram na Embaixada do país em Brasília para acompanhar o jogo, e ficaram orgulhosos pelo triunfo na partida de abertura.
O clima no local lembrava estádio de futebol. Com instrumentos de percussão, os africanos tocaram e cantaram do início ao fim da partida. Além disso, muitas bandeiras de Senegal enfeitavam a sala em que o jogo foi transmitido. Um dos torcedores era Sadikhe Mbay, 48 anos. Para ele, toda a África ganhou com o resultado. "Isso vai além do Senegal. Todo o continente festeja esse momento. É um prazer enorme ver o nosso pais vencendo uma partida de Copa do Mundo", celebrou.
Foi a primeira vitória de uma nação africana no Mundial deste ano. O desempenho de Senegal deixou os africanos animados. Daouda Ndao, 50, acredita que o país fará uma boa apresentação no torneio. "Nós somos conhecidos como os Leões. Temos força e ambição. Vamos mostrar a todo mundo do que seremos capazes", garantiu.
Em 2002, o primeiro Mundial que a seleção africana disputou, Senegal foi eliminado pela Turquia nas quartas-de-final, com um gol de ouro. De acordo com Papa Mactar Diallo, 42, o elenco deste ano pode repetir a façanha do time de 16 anos atrás. "Todos os jogadores estão no mesmo nível. A nossa equipe é bem forte. Estou certo de que alcançaremos, pelo menos, as semifinais", pontuou. O senegalês, inclusive, fez uma previsão. "Enfrentarmos o Brasil na final e sairemos campeões", destacou.