Apesar de o Distrito Federal não contar mais com serviços de reciclagem de vidro, os moradores podem descartar o material em 11 pontos de entrega voluntária distribuídos pela cidade. O descarte correto é importante pois o tempo de resistência desse dejeto pode chegar a 1 milhão de anos.
Hoje, nenhuma cooperativa da capital federal recicla vidro, em razão do alto custo para transportar o material até a usina mais próxima, em Guarulhos (SP), a 854km de distância do DF. Uma parceria entre o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e a Green Ambiental, no entanto, aproxima esse serviço do cidadão desde janeiro deste ano.
Os vidros coletados vão para a reciclagem e são separados por cor. Depois, são quebrados e enviados para fábricas de embalagens de vidro, em São Paulo e no Rio de Janeiro. No início, apenas bares e restaurantes participavam da seleção dos resíduos. Agora, alguns condomínios residenciais também adquirem contêiners de uso exclusivo para coleta de vidros.
Dificuldade para reciclar
Em 2014, ao menos sete cooperativas e duas redes de supermercados recebiam gratuitamente garrafas de vidros no DF. No ano passado, a última cooperativa que oferecia o serviço, a Recicle a Vida, em Ceilândia, parou de receber os materiais devido ao prejuízo financeiro. Comerciantes do DF chegaram a cogitar suspender a venda de bebidas em garrafas de vidro.
Agora, o vidro não faz mais parte da coleta seletiva no DF. Quando o brasiliense descarta o material como reciclável, o SLU gasta dobrado, pois paga tanto para a cooperativa o valor da coleta seletiva pelo peso do material entregue e, depois, precisa mobilizar outra equipe para retirá-lo da cooperativa. Por isso é tão importante que os moradores descartem da maneira correta e, de preferência, levem o material aos pontos de entrega voluntária.
Em países como a Alemanha, a lei é semelhante à brasileira, mas obriga toda a cadeia produtiva a colaborar. O consumidor tem a obrigação de levar o vidro ao local onde comprou, que, por sua vez, o envia a quem forneceu para que passe pelo processo de reciclagem.
Confira os Pontos de Entrega Voluntária de Vidros (PEV;s):
Asbac (somente para associados)
Shopping ID (exclusivo para clientes)
Cooperativa de catadores recicla mais (Paranoá)
Cooperativa de catadores Ecolimpo (São Sebastião)
Pontão do Lago Sul
Lago Sul (QI 5 Conjunto 9)
Lago Sul (QI 9)
Pier 21 (estacionamento)
Dallas Bar (EPTG)
SCIA (Capital Recicláveis Quadra 9, Conjunto 1, Lote 1)
Água Claras (Green Ambiental ADE, Conjunto 5, Lote 24)