As quatro vias com faixas exclusivas no Distrito Federal estarão com todas as pistas livres para a circulação de veículos particulares. São elas: a W3 Sul e Norte, Setor Policial Sul, Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB). As liberações ocorrem das 7h às 23h59.
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), os órgãos responsáveis pelas vias, a medida foi tomada devido aos transtornos causados pela greve dos caminhoneiros e tem como objetivo garantir fluidez e segurança aos usuários.
Transporte
Por conta das paralisações, as empresas de ônibus só tem combustível até quarta (30/5). Caso seja necessário, o Metrô-DF vai operar com capacidade ampliada nos horários de pico para atender aos usuários.
Enquanto isso, nos postos de gasolina, filas ainda chegam a 6 km, mesmo com a liberação de mais de 220 caminhões-tanque para o abastecimento dos veículos do GDF e da população.
A greve nacional dos caminhoneiros entra no nono dia e afeta hospitais, granjas, escolas e diversos serviços públicos. Ela se iniciou em 17 unidades da Federação com 500 pontos de bloqueio. Entre as principais reivindicações estão a redução a zero do PIS/Cofins, valor de frete mínimo e o congelamento, por 90 dias, do preço do óleo diesel.