Um balanço da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), a que o Correio teve acesso no início da noite deste sábado (26/5), informa que 185 caminhões foram liberados das centrais de distribuição de combustível ; que vinham sendo alvo de protestos nos últimos dias ; para abastecer os postos do Distrito Federal.
[SAIBAMAIS]Nessa conta, estão incluídos os caminhões que já estão cheios, mas ainda não haviam deixado a distribuidora no momento de publicação desta matéria. De acordo com a PM, os últimos veículos sairão às 20h40. Depois disso, a operação será retomada no domingo. A PM tem feito a escolta de todos os veículos. Houve escolta ainda de veículos para outros locais, como o Aeroporto JK.
A estimativa é que, só hoje, o DF recebeu 4,2 milhões de litros, usados para abastecer postos de combustível em todo o DF, que registraram longas filas durante todo o dia. Com isso, além de carros particulares, foi possível abastecer também viaturas da polícia e dos bombeiros, ambulâncias e ônibus do sistema público de transporte, que, com isso devem funcionar normalmente no domingo e na segunda-feira no DF. Empresas do Entorno descrevem dificuldades ainda.
Com a operação, o sindicato que representa os postos de gasolina (Sindicombustível) acredita que a situação no DF deve se normalizar nos próximos dias. O maior problema de abastecimento agora diz respeito a outros itens, como o gás, que já acabou nas revendedoras.