O saidão do Dia das Mães contemplará 1.017 internos no DF, sendo 59 mulheres. Os presos deixarão a unidade prisional a partir das 7h desta sexta-feira (11/5) e deverão retornar até as 10h de segunda-feira (14/5), informa a Subsecretaria do Sistema Penitenciário. Essa será a terceira saída temporária de 2018.
De acordo com a Portaria n; 001, de 2018, da Vara de Execuções Penais, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), poderão usufruir do benefício da saída temporária do estabelecimento prisional, sem vigilância direta, para realização de visita a familiares, os sentenciados que cumprem pena em regime semiaberto.
O detento que não retornar ao presídio no dia e horário previstos será considerado foragido e poderá perder direito ao regime semiaberto quando for recapturado, caso haja decisão da Justiça, além de responder a inquérito disciplinar.
Outros saidões
No total, serão nove saidões até o fim do ano, concedido com base no artigo 124 da Lei de Execução Penal, totalizando 35 dias de liberdade. Segundo a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social as saídas não são, necessariamente, vinculadas a datas comemorativas, cabe a Justiça autorizar as saídas temporárias.
Qualquer pessoa pode fornecer informações anonimamente sobre os detentos pelos telefones 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil), via WhatsApp (61) 98626-1197 da Polícia Civil ou pelo número (61) 3339-1345.
Com informações da Agência Brasília.