Jornal Correio Braziliense

Cidades

Ocupação no gramado do Memorial dos Povos Indígenas terá cine debates

Indígenas de diversas tribos do país estão acampados na área externa do Memorial dos Povos Indígenas


O gramado do Memorial dos Povos Indígenas, ocupado pelo Acampamento Terra Livre, será palco de debates sobre cinema até sexta-feira (27/4). O intuito é mostrar a cultura, a luta e a resistência das tribos aos moradores da cidade. Assim que as projeções acabam, diretores, artistas e lideranças dos povos participam de debates.

[SAIBAMAIS]Nesta quinta-feira (26/4), às 19h, serão exibidos os documentários Tapayuna, de Yaiku Suyá, e Piripkura, de Renata Terra, Bruno Jorge e Mariana Oliva. Eles foram filmados no Mato Grosso e no Rio de Janeiro, respectivamente.

O cine debate termina na sexta-feira (27/4), com projeções dos documentários Tempo de Kuarup e Índio Presente, também a partir das 19h. O primeiro, de Neto Borges, é ambientado no Xingu, em Mato Grosso. O outro, dirigido por Bruno Villela e Sérgio Lobato, tem um viés mais nacional. Também haverá, às 17h, apresentação de luta e exibição de fotografias de Olivier Bols.

O evento é parte do projeto Memorial do Abril Indígena, do Centro de Trabalho Indigenista e da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, com início no último dia 13. No sábado (28/4), ainda haverá uma vivência em que o público pode aprender a trançar palhas para a produção de cestas.