O gramado do Memorial dos Povos Indígenas, ocupado pelo Acampamento Terra Livre, será palco de debates sobre cinema até sexta-feira (27/4). O intuito é mostrar a cultura, a luta e a resistência das tribos aos moradores da cidade. Assim que as projeções acabam, diretores, artistas e lideranças dos povos participam de debates.
[SAIBAMAIS]Nesta quinta-feira (26/4), às 19h, serão exibidos os documentários Tapayuna, de Yaiku Suyá, e Piripkura, de Renata Terra, Bruno Jorge e Mariana Oliva. Eles foram filmados no Mato Grosso e no Rio de Janeiro, respectivamente.
O cine debate termina na sexta-feira (27/4), com projeções dos documentários Tempo de Kuarup e Índio Presente, também a partir das 19h. O primeiro, de Neto Borges, é ambientado no Xingu, em Mato Grosso. O outro, dirigido por Bruno Villela e Sérgio Lobato, tem um viés mais nacional. Também haverá, às 17h, apresentação de luta e exibição de fotografias de Olivier Bols.
O evento é parte do projeto Memorial do Abril Indígena, do Centro de Trabalho Indigenista e da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, com início no último dia 13. No sábado (28/4), ainda haverá uma vivência em que o público pode aprender a trançar palhas para a produção de cestas.