Uma tentativa de assassinato praticada por um interno contra outro na Unidade de Internação de Santa Maria (UISM), que abriga adolescentes em conflito com a lei, motivou o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) a recomendar a compra de novos equipamentos de comunicação para esses locais.
[SAIBAMAIS]Na investigação sobre o caso, que ocorreu meses atrás, um agente socioeducativo da UISM disse que a segurança do lugar era prejudicada pela falta de comunicação, uma vez que os rádios utilizados para a comunicação dos agentes eram velhos e muitos não funcionavam.
Dessa forma, a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude deverá providenciar 225 aparelhos, em até 120 dias. Caso não haja cumprimento da recomendação, segundo o MP, medidas judiciais serão tomadas, e os gestores do sistema socioeducativo, responsabilizados.
A medida, argumenta o órgão, tem o objetivo de ampliar a proteção dos jovens que cumprem medidas socioeducativas de internação. Em nota, o Judiciário ressaltou que "é essencial que o procedimento de segurança seja eficaz para manter a ordem e o respeito às regras, devido à possibilidade de rebeliões, motins, fugas e resgate de adolescentes tanto dentro das unidades quanto durante trajetos para os fóruns".