Começa nesta segunda-feira (23/4) a campanha de vacinação contra a gripe em todo o país. Só no DF, a expectativa é que 706.988 pessoas, classificadas dentro do grupo de alto risco, recebam a dose tetravalente contra os vírus H1N1, H3N2 e dois tipos de influenza B. Serão 114 postos de atendimento, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A dose será fornecida em unidades de atendimento na Asa Norte, Asa Sul, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga. Confira aqui os postos onde você pode se vacinar.
Esta é a 20; edição da imunização, que segue até 1; de junho. O Dia D, uma espécie de mutirão geralmente marcado em um sábado, ocorre em 12 de maio.
Estão incluídos nos grupos de risco e que, por isso, devem se vacinar:
- trabalhadores da área de saúde
- professores de escolas públicas e privadas
- idosos acima de 60 anos
- crianças entre 6 meses e 5 anos
- gestantes e mulheres que deram à luz há 45 dias
- indígenas
- pacientes de doenças crônicas
- adolescentes e jovens do sistema socioeducativo
- presos e funcionários do sistema penitenciário
As crianças vacinadas pela primeira vez contra a influenza precisam retornar após 30 dias para uma dose de reforço. O restante da população pode se imunizar por meio da rede privada, com doses que custam entre entre R$ 90 e 160.
60 milhões de doses
O cronograma da campanha de vacinação contra a influenza é definido pelo Ministério da Saúde, que distribui as vacinas. As datas estabelecidas garantem tempo hábil para que a população-alvo esteja protegida antes do período de sazonalidade da doença, no inverno. Este ano, serão disponibilizadas 60 milhões de doses em todo o país, suficientes para vacinar as 54 milhões de pessoas incluídas no grupo que deve ser imunizado.