Um túnel que abriria espaço para a fuga de detentos da Casa de Prisão Provisória (CPP) de Luziânia, a 60 km de Brasília, foi descoberto nesta terça-feira (10/4), informou em nota a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP). Segundo a pasta, a escavação estava sendo feita na Ala B, cela 4, onde 18 detentos do regime fechado cumprem pena por crimes de assalto, homicídio e tráfico de drogas.
De acordo com a DGAP, presos de outras três celas também pretendiam usar o buraco para fugir da penitenciária. O túnel estava em fase inicial de construção. Os agentes penitenciários conseguiram desmantelar o plano de fuga após receberem informações do serviço de inteligência. A pasta abriu uma sindicância para apurar como ferramentas chegaram até os presos. Segundo a diretoria, os detentos responder por medidas disciplinares.
Outras fugas
Em 6 de janeiro deste ano, dez detentos conseguiram escapar de outra penitenciária na cidade, o Centro de Inserção Social (CIS). O preso responsável pela limpeza do corredor e distribuição da comida para outros internos conseguiu serrar e quebrar os cadeados de uma das celas do centro. A grade de contenção do pavilhão também foi danificada e os detentos fugiram durante o banho de sol.
Um vídeo mostra os presos fugindo do local. Nas imagens, dois deles forçam a barra de uma das celas para retirá-la. Com sucesso, em seguida, o grupo passa pelo gradil e segue em fuga.
[VIDEO1]
A fuga ocorreu na mesma semana em que presos se rebelaram três vezes no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. Em um dos motins, nove internos morreram e 14 ficaram feridos. Ainda na mesma semana, dois agentes prisionais de Anápolis foram assassinados após saírem do trabalho e um preso foi encontrado morto dentro da penitenciária da cidade.