Uma investigação iniciada pela Polícia Federal (PF) em Roraima descobriu a ação de criminosos especializados em câmbio ilegal que atuam em vários estados. A Operação Capilé, deflagrada na manhã desta terça-feira (10/4), faz buscas no Distrito Federal, em Goiás, Amazonas, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Há 8 mandados de prisão a serem cumpridos.
De acordo com a investigação, os suspeitos coletavam euro e dólar nas fronteiras de Roraima com a Venezuela e a Guiana. Na capital federal, um dos alvos reside em um prédio na Avenida Araucárias, em Águas Claras. Devem ser cumpridos, além das ordens de prisão, 29 mandados de busca e apreensão.
A quadrilha especializada mantinha o dinheiro em uma residência em Boa Vista. Os valores eram divididos em montantes de R$ 100 mil e R$ 200 mil, para então serem transportados para casas de câmbio no DF e em São Paulo.
Servidores afastados
Segundo a PF, três servidores públicos de Manaus e Boa Vista foram afastados. Os crimes investigados são: operação de câmbio ilegal, lavagem de dinheiro e organização criminosa.