Jornal Correio Braziliense

Cidades

Metroviários convocam assembleia com indicativo de greve neste domingo

O movimento está marcado para acontecer às 20h30, na Praça do Relógio, em Taguatinga

Os funcionários da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) decidem neste domingo (8/4) se cruzarão os braços. Representantes da categoria reivindicam reajuste salarial e recebimento do retroativo referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que, de acordo com o Sincicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do DF (Sindimetro-DF), está congelado desde 2015.
A reunião está marcada para acontecer às 20h30, na Praça do Relógio, em Taguatinga. O movimento acontece três meses após os metroviários permaneceram 40 dias em greve. A categoria voltou a trabalhar em 19 de dezembro do ano passado por determinação do Tribunal Regional do Trabalho da 10; Região (TRT-10). O plenário da Corte entendeu que a paralisação era legal, mas decidiu que o serviço deveria voltar para não prejudicar ainda mais a população.
À época, a Justiça determinou que o Metrô-DF garantisse o reajuste de 8,4% aos metroviários em até 90 dias, além de estipular o prazo de 12 meses para o pagamento do retroativo. Com isso, as reivindicações da categoria foram contempladas.
A assessoria de comunicação do Metrô-DF informou que cabe a Justiça analisar o reajuste do salário dos funcionários. Em relação a outras possíveis reinvindicações, a empresa diz estar aberta a negociações com os representantes da categoria.