Ester Cezar*
postado em 08/03/2018 20:56
Comerciantes da Entrequadra 312/313 Sul têm dado exemplo de união e cooperativismo. Eles promovem ações em datas comemorativas, palestras para a comunidade local e, em parceria com o governo, ajudam a revitalizar a região. Nesta quinta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, o grupo entregou rosas em celebração à data.
Daniela Hollanda, 37 anos, é proprietária de uma empresa de pisos de madeira e uma das organizadoras da ação. ;Sempre nos organizamos em conjunto. Uma faz cartões, outra compra as flores. Este ano, são, ao todo, 500 rosas e 14 pessoas distribuindo;, detalha.
Dona de um estúdio de dança, Mônica Berardinelli, 46, também ajudou a organizar a ação. A bailarina acredita no poder transformador da gentileza. ;Acredito que o principal intuito dessa ação é gerar gentileza. Se pudermos oferecer não só produtos para os nossos clientes, mas também sermos gentis, o mundo fica mais bonito.;
Ao passar pela rua, a auxiliar de serviços gerais e vendedora de dindin, Maria de Jesus, 49, contou como se sentiu ao receber uma rosa. ;Achei o gesto muito bonito. E eles estão dando no melhor dia, que é o Dia das Mulheres.;
A ação contou ainda com a presença do professor violinista Hailton Gomes, do Instituto de Música Karashima. O repertório incluiu canções como Malandragem, Mulher e Maria, Maria.
Suellen Oliveira, 32, é moradora da quadra e contou que não se conteve ao escutar as músicas e desceu para prestigiar. ;Eu estava escutando a música de casa e tive que descer. Todo dia é dia da mulher, e eu amo música. Unir os dois foi ótimo!”, comemorou.
Preocupação com o comércio
Daniela explicou que o objetivo é da mobilização é promover a melhoria do comércio na entrequadra. ;Temos um grupo com os proprietários e, desde o ano passado, planejamos ações para promover as empresas locais. Já fizemos evento com palestras, em que convidamos tanto os clientes quanto os moradores da região;, disse.
Ao todo, são 54 empresas que buscam pela melhoria da área. Juntas, já revitalizaram, em parceria com o GDF, três calçadas que dão acesso dos prédios residenciais ao comércio. ;A prefeitura entrou em contato com os comerciantes para revitalizar a quadra. Há muito tempo o GDF queria fazer essa reforma, mas não tinha o recurso;, contou Daniela.
Próximas ações
De acordo com a empresária, os comerciantes pretendem terminar as próximas calçadas, trocar as cestas de lixo que estão furadas, pintar as faixas das vagas de carros e manter o controle de pragas na região. ;Quando nos juntamos, conseguimos fazer muita coisa. Tudo isso é para melhorar o visual, e atrair clientes para a quadra.;
Estão incluídas na agenda dos comerciantes ações para o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal.
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer