Técnicos da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) vão se reunir, das 9h às 16h desta sexta-feira (23/2), para fazer a checagem e a manutenção de trilhos entre os terminais de Samambaia e Águas Claras. A ação, segundo a estatal, tem o objetivo de melhorar a circulação de trens pelos trechos. Porém, por causa dos trabalhos, o tempo de espera entre os trajetos de Águas Claras e terminal Samambaia, ainda de acordo com a estatal, pode ser superior a 30 minutos.
[SAIBAMAIS] Durante o período de manutenção, os veículos vão rodar apenas nos sentidos Ceilândia-Central e Central-Ceilândia. Os usuários do transporte que seguem até Samambaia precisarão descer na Estação Águas Claras, onde poderão embarcar para o terminal Central, na Rodoviária do Plano Piloto.
No sentido contrário, os passageiros que pegam o metrô na Central para Samambaia, também vão precisar desembarcar em Águas Claras e seguir para os terminais Taguatinga Sul, Furnas, Samambaia Sul e Samambaia.
Trens
A Companhia também prometeu fazer manutenção nos 20 trens que circulam diariamente pelas estações. No mês passado, a estatal comprou 205 peças que devem melhorar os sistemas de freio, tração e acoplamento dos veículos. A aquisição ocorreu após um acordo entre o Metrô de São Paulo. O valor da compra foi de R$ 4,1 milhões.
A previsão de chegada das peças é ainda este mês. Porém, a assessoria do Metrô adiantou que, até o momento, os objetos não chegaram. O objetivo da manutenção é inibir o sucateamento dos veículos e manter a segurança.