Jornal Correio Braziliense

Cidades

Ponte do Bragueto será reformada após conclusão de pontes paralelas

Por enquanto, DER está instalando equipamentos para impedir veículos muito altos de passar por baixo da ponte e danificar parte da estrutura

A Ponte do Bragueto será reformada depois que duas outras pontes, já em construção, sejam liberadas para o trânsito de veículos, anunciou o Governo do Distrito Federal nesta sexta-feira (16/2), durante vistoria que contou com a presença do governador Rodrigo Rollemberg.
A expectativa, segundo o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), é que uma dessas novas elevações (que segue da Asa Norte para o Lago Norte) fique pronta até o fim do ano. O outro viaduto (sentido Sobradinho;Asa Norte) só ficará pronto depois, porque há uma rede de alta tensão que provavelmente terá de ser desviada.
As duas estruturas atravessarão o braço do Lago Paranoá paralelamente ao Bragueto e integrarão o Trevo de Triagem Norte, previsto para ser concluído em maio de 2019.

[SAIBAMAIS]Também presente na visita, o diretor-geral do DER, Márcio Augusto Buzar, reconheceu a necessidade de reparos na ponte, mas ressaltou a segurança da passagem e descartou a hipótese de demolição. "A estrutura está preservada, mas há necessidade de obras para preservar a parte externa", afirmou.
[FOTO1105159]
Instalação de sensores
Para Buzar, o maior risco na ponte está nos caminhões que não respeitam a altura limite de 4m do viaduto. Por isso, já foi iniciada a instalação de avisos e sensores para impedir a passagem de veículos que, por serem muito altos, acabam danificando a parte de baixo da passagem.

"Já estamos intensificando as fiscalizações e podemos até apreender veículos que não respeitarem esse limite", alertou. A ideia do DER, segundo o diretor, é instalar novas barreiras para impedir a passagem de caminhões na via.
Por enquanto, não há alterações no trânsito além das existentes por causa da obra do trevo. Segundo o governador Rodrigo Rollemberg, as construções na região somam R$ 216 milhões.