Um morador do Park Way encontrou um jacaré no quintal de uma residência do Setor de Mansões do Park Way, por volta das 20h de sábado (20/1). A região é próxima das margens do Lago Paranoá. O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA), da Polícia Militar do DF, divulgou as imagens do animal.
A ação de captura do jacaré durou mais de uma hora. Cinco policiais ambientais resgataram o animal, após o chamado do mesmo morador. O jacaré, por medo, se escondeu em uma cerca que era próxima a uma planta com espinhos. Para que ele fosse capturado sem riscos, os militares precisaram cortar a cerca.
Após a operação, o animal seguiu para a sede do Batalhão de Policiamento, localizado na Candangolândia. Nesta segunda-feira (22/1), o jacaré será transferido para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
No local, o bicho passará por uma bateria de exames para saber o estado de saúde. ;Caso o
jacaré esteja bem, será devolvido ao habitat natural;, explicou o Major Souza Júnior, comandante do Batalhão. Segundo ele, a causa do aparecimento de animais como esse em residências é pela contínua aproximação da área urbana com a rual. ;É um risco. Está cada vez mais comum isso acontecer;, completou o major.
[VIDEO1]
Orientações
[SAIBAMAIS]Quem encontrar um animal silvestre próximo de residências, deve acionar imediatamente o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA) pelo telefone (61) 99351-5753. O batalhão orienta que a pessoa aguarde os policiais chegarem ao local e não tente resgatar o animal.