O sol amanheceu entre nuvens no Distrito Federal nesta terça-feira (16/1). Embora a previsão feita na segunda-feira ter indicado uma semana inteira quente e ensolarada, a atualização do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra que, ao menos hoje, o tempo pode ficar nublado à tarde. Há, inclusive, chance de pancadas de chuva, algo não previsto anteriormente.
Se chover, porém, será em alguns pontos isolados do DF. Segundo o meteorologista Hamilton Carvalho, do Inmet, a umidade deve diminuir aos poucos nesta semana. "Para quarta e quinta-feira, mantivemos a previsão de que não haverá chuva", afirmou.
Com ou sem chuva, há a tendência de dias quentes. A terça-feira amanheceu um pouco fria para o verão, com mínima de 17;C. No entanto, à tarde, a temperatura deve chegar aos 29;C.
O calor, inclusive, deve aumentar ao longo da semana, segundo o Inmet. No sábado (20/1), os termômetros podem marcar 31;C.
Descoberto tem leve alta, e nível do Santa Maria estaciona
[SAIBAMAIS]Com menor quantidade de chuvas, o ritmo das cheias nos reservatórios do DF diminuiu. De domingo (14/1) para segunda, o nível da barragem do Descoberto aumentou de 38,4% para 38,7%. No mesmo período, o volume da represa Santa Maria estagnou em 32,9%. No sábado (13/1), o valor era apenas 0,1 ponto percentual menor.
De acordo com a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), a quantidade de chuva importa porque é ela que aumenta a vazão dos afluentes responsáveis por nutrir os reservatórios.
Veja quais cidades ficam sem água nesta terça-feira.